As flores secas podem ser tão tóxicas para os gatos quanto as flores vivas.
Seu gato provavelmente adora mastigar coisas que ela não deveria mastigar. Não todos eles? Às vezes isso é um problema - especialmente se ela estiver mastigando arranjos de flores secas. A questão é dupla: as próprias flores representam uma ameaça e os materiais usados para fazer os arranjos florais também.
Primeiro flores
Um número surpreendente de plantas é venenoso para gatos. Lírios, lírios do vale, anêmonas, amaryllis, narcisos, crisântemos e cíclames são as plantas com flores mais comuns responsáveis por chamadas de envenenamento para o Hospital de Medicina Veterinária da UC Davis. Azaléias, poinsétias, rododendros e tulipas são outras plantas comuns que são venenosas para os gatos. O que todas essas flores têm em comum? Eles são bonitos, o que significa que eles provavelmente serão usados em arranjos de flores frescas e secas. Mesmo quando estão secos, ainda são venenosos. Evite-os.
Problemas de arranjo
Mesmo se você usar flores seguras para gatos em seus arranjos de flores secas, seu gato ainda pode mastigá-las. Os gatos mastigam impulsivamente as flores e a folhagem. Se eles sabem disso ou não, isso complementa sua dieta com ácido fólico. Mesmo assim, flores aparentemente seguras podem causar dor de estômago (e, sim, vômito) ou diarréia. Além disso, alguns arranjos de flores secas incluem cola ou substâncias similares que mantêm as peças unidas. Se ingeridos, esses materiais podem causar sérios bloqueios intestinais ou até envenenamento agudo. Novamente, é melhor manter flores, frescas ou secas, dispostas ou agrupadas, longe de seus gatos.
Sintomas de envenenamento
Pode levar horas para o seu gato mostrar sinais de envenenamento, por isso, se você sabe que o seu gato comeu parte de um arranjo de flores secas que inclui folhagem venenosa, chame seu veterinário imediatamente. Além das náuseas e problemas do outro lado da trilha digestiva, um gato envenenado pode ter dificuldade para respirar, agir confuso, tossir, parecer letárgico ou deprimido, ter pupilas dilatadas, salivar excessivamente, ter arrepios, convulsões, irritação da pele e tremores. , bem como exibir fraqueza geral, de acordo com WebMD. Os sintomas podem aumentar rapidamente, por isso fique de olho no seu gato.
Pedindo ajuda
Às vezes você não consegue chegar a um veterinário quando precisa de um. É por isso que é importante planejar com antecedência e saber como chegar à sala de emergência veterinária 24-hour mais próxima. Também ajuda a ter em mãos um número de controle de envenenamento por animal de estimação. O número do Centro Nacional de Controle de Intoxicações Animais é 1-888-426-4435. Não importa com quem você entre em contato, é importante que você saiba o nome da flor seca que seu gato comeu e há quanto tempo ela comeu. Essas duas variáveis podem ditar uma série de tratamentos, o que pode significar vida ou morte para o seu gato.