Yoga Para Melhorar O Sistema Nervoso

Autor: | Ultima Atualização:

A meditação tem um efeito calmante no sistema nervoso.

O sistema nervoso humano é uma estrutura complexa que envolve o cérebro, a medula espinhal, os órgãos sensoriais e muitos receptores nervosos em todo o corpo. É responsável pela cognição, o funcionamento de nossos órgãos internos e sua capacidade de estar ciente do mundo ao seu redor. Yoga pode melhorar o funcionamento do sistema nervoso, alterando a maneira como você reage ao estresse.

Estrutura do Sistema Nervoso

O sistema nervoso contém dois ramos principais: autonômico e somático. O sistema autonômico controla funções corporais involuntárias ou inconscientes, como o batimento do músculo cardíaco e as ações dos músculos lisos, como os encontrados nos pulmões e outros órgãos. O sistema nervoso somático controla a ação muscular voluntária, como caminhar. O sistema autônomo é o ramo que pode ser influenciado pela prática de yoga.

Sistema nervoso autónomo

O sistema nervoso autônomo também é dividido em dois ramos: os sistemas nervosos simpático e parassimpático. Esses dois ramos trabalham em oposição um ao outro. O SNS é responsável por reações de curto prazo, como o que acontece quando você está assustado ou estressado: ele desliga funções corporais não essenciais, como a digestão, e aumenta outras, como a freqüência cardíaca, para obter mais sangue para o esquelético. músculos para lidar com a resposta de luta ou fuga do corpo durante períodos de estresse. O PNS entra em jogo depois que o estresse diminuiu; acalma e relaxa o corpo para trazê-lo de volta a um estado equilibrado ou homeostase.

Efeitos do Yoga

A prática de Yoga parece encorajar a ação da PNS para que o corpo se recupere mais rapidamente do estresse e de suas emoções relacionadas, como a ansiedade. Um estudo 2010 publicado no "Journal of Alternative and Complementary Medicine" por uma equipe de pesquisadores da Universidade de Boston descobriu que a prática de yoga reduziu a ansiedade em maior medida do que apenas caminhar. O estudo também mediu a presença de GABA, um neurotransmissor que estimula o SNP, e descobriu que essa substância aumentava nos praticantes de ioga. O GABA é menos abundante em pessoas cronicamente deprimidas ou ansiosas. Um artigo da 2012, do mesmo pesquisador da Universidade de Boston, teorizou que os efeitos benéficos da ioga poderiam ser aplicados a distúrbios do sistema nervoso, como depressão e estresse pós-traumático.

Efeitos duradouros

A respiração profunda, um componente importante da prática de yoga, ativa a PNS, disse a terapeuta de yoga Sandra Uyterhoeven, em um artigo da 2006 para "Yoga Therapy in Practice". Prática regular de yoga, especialmente respiração e meditação, tende a reforçar a resposta de relaxamento. Uyterhoeven afirma que, ao focar a atenção em qualidades positivas, essas qualidades se tornam mais influentes. Isso significa que uma resposta aumentada de ansiedade ou estresse pode se transformar em um estado mais relaxado apenas focalizando a experiência da calma.