
Existem mais de 1.400 espécies de peixes de ciclídeos africanos, asiáticos e sul-americanos.
Lá está ele! Espere, é diferente! Lá está de novo! Agora se foi! O que eles estão fazendo, para onde foi o seu belo, brilhantemente colorido peixe ciclídeo e por que eles continuam se movendo ao redor das rochas em seu aquário?
Territorial Bosses
Em certo sentido, a territorialidade é a base para toda razão que o peixe ciclídeo mova-se ao redor das rochas em seu tanque de peixes (ou, para esse assunto, porque eles também movem as pedras ao redor de seu aquário). Os ciclídeos são conhecidos por serem territoriais e agressivos. Eles escolhem certas áreas do tanque como se fossem suas e defendem-nas vigorosamente. Eles gostam de áreas com limites visuais claros, como os espaços entre as rochas, e se eles não sentem que há uma área adequada, eles farão um cavando, empurrando pedras e arrancando plantas do substrato.
Fugindo Peixes
Os ciclídeos geralmente se movem ao redor das rochas em um tanque de peixes porque eles estão tentando se esconder do maior e mais fraco peixe que os persegue. Cichlids masculinos estaca territórios, e uma vez que eles têm sua área favorita, eles vão perseguir todos os outros peixes. Infelizmente, tanques de peixes não fornecem muitos lugares para se esconder. Você pode evitar que esse comportamento de perseguição se torne perigoso organizando suas rochas de modo que haja muitos lugares onde os peixes possam sair da linha de visão um do outro.
Namoro
Se você não é um peixe, pode ser difícil dizer se os peixes ciclídeos estão lutando ou fomentando o romance. Tanto a defesa territorial quanto o namoro envolvem perseguição e exibições visuais e ambos podem se tornar violentos se o peixe subordinado (um menor macho ou uma fêmea) não for cooperativo. Seus ciclídeos podem estar se movendo ao redor das rochas porque estão cortejando uns aos outros, ou porque eles estão brigando com potenciais parceiros de corte.
Parentalidade
O objetivo final de toda essa defesa e corte territorial é fornecer um espaço seguro para jovem de trás. Ao contrário da maioria dos peixes, os ciclídeos cuidam de seus filhotes tanto como ovos quanto após a eclosão. Seus ciclídeos podem estar se movendo ao redor das rochas (e também movendo pedras ao redor) para encontrar, construir e defender locais de nidificação adequados, e então manter outros peixes longe de seus bebês. Qualquer que seja a razão inicial para todos os movimentos e perseguições, os ciclídeos do bebê devem ser o resultado final. Ajude assegurando-se de que você tem bastante espaço para que todos os peixes saiam da vista dos peixes dominantes e escapem da agressão e que cada par de peixes ou de cortejo construa e defenda um território e um ninho.




