Quais Dois Grupos De Alimentos Praticamente Não Têm Fibra?

Autor: | Ultima Atualização:

Todos os cinco grupos de alimentos contêm vitaminas e minerais - mas dois deles quase não contêm fibra.

Os grupos de alimentos são um recurso útil no planejamento refeições e lanches. Cada grupo contém diferentes tipos de alimentos que beneficiam o corpo de diferentes maneiras. Todos os cinco grupos de alimentos são embalados com importantes nutrientes, minerais e vitaminas, que se combinam para manter o corpo forte e saudável. Mas se você está assistindo a sua ingestão de fibras, você também precisa saber quais grupos têm fibra.

Proteína

Muitos alimentos no grupo de alimentos proteicos contêm muito pouca ou nenhuma fibra. Por exemplo, ovos, carne, frutos do mar e aves não contêm fibra. Quando as proteínas são digeridas, elas são quebradas em aminoácidos e usadas como blocos de construção para novos músculos, tecidos e células. Proteínas também ajudam a reparar células danificadas e auxiliam na cicatrização de feridas. Alguns alimentos que se encaixam no grupo de alimentos protéicos, no entanto, contêm fibras. Por exemplo, feijões e nozes tendem a conter uma dose saudável de proteína e fibra.

Laticínios

Alimentos lácteos também não contêm fibra. Os alimentos do grupo de laticínios incluem leite, queijo, manteiga, iogurte e sorvete. Esses alimentos tendem a ser ricos em cálcio, potássio e vitamina D. Enquanto o cálcio ajuda a manter os ossos e dentes fortes, o potássio ajuda na condução nervosa, na contração muscular e na função cardíaca. A vitamina D desempenha um papel importante na manutenção de um sistema imunológico saudável. Alguns laticínios podem incluir fibras suplementares. Por exemplo, certos fabricantes de iogurte acrescentam fibras para benefícios adicionais à saúde

Grupos de alimentos preenchidos com fibras

Os outros três grupos de alimentos - vegetais, frutas e grãos - são embalados com fibras. Aveia, cevada, feijão, frutas cítricas e maçãs são ricos em fibras solúveis, o que ajuda a reduzir o colesterol e manter os níveis saudáveis ​​de açúcar no sangue. Grãos integrais, nozes, feijão, batatas e outras frutas e vegetais são ricos em fibras insolúveis, o que ajuda a manter um sistema digestivo saudável.

Ingestão de fibra recomendada

Machos adultos devem procurar uma ingestão diária de fibras de pelo menos 38 gramas até a idade de 50 anos. Após 50 anos, a ingestão diária recomendada de fibras diminui para apenas 30 gramas. As mulheres tendem a precisar de menos fibras que os homens. Uma mulher adulta precisa de cerca de 25 gramas até os 50 anos, e depois disso precisa de apenas 21 gramas por dia.

Quando restringir a fibra

Embora a fibra tenha muitos benefícios, pode ser difícil para o sistema digestivo processar. MayoClinic.com explica que uma dieta pobre em fibras pode ser recomendada para pessoas com certas condições, como a doença inflamatória intestinal e outras doenças do trato digestivo. Restrição de fibras também pode ser recomendada após cirurgia intestinal ou abdominal. Seu médico pode ajudá-lo a determinar uma meta apropriada de ingestão de fibras de acordo com sua saúde atual e estado nutricional.