Quando Iniciar Uma Conta Bancária Conjunta Depois De Se Casar?

Autor: | Ultima Atualização:

Não há maneira certa de os casais dividirem seu dinheiro.

Mesmo que você tenha passado meses ou anos planejando o casamento perfeito, o planejamento não termina no dia em que você se casar. Você e seu cônjuge passarão o resto de suas vidas comprometendo-se, discutindo metas e encontrando maneiras de administrar as finanças. Não há tempo "certo" para obter uma conta bancária conjunta, e alguns casais mantêm seu dinheiro separado para sempre. Em vez disso, examine o que funciona para o seu estilo de gerenciamento de dinheiro e se você e seu cônjuge concordam em como administrar o dinheiro.

Falando sobre dinheiro

Se você ainda não o fez, você e seu cônjuge devem falar sobre como você vai administrar suas finanças. Discuta quem ficará encarregado de pagar as contas, como suas finanças serão divididas, quais compras - se houver - exigem permissão, como você planeja pagar a dívida e se você está economizando para qualquer meta financeira específica. Desenvolva uma ideia clara de seus objetivos financeiros antes de combinar fundos. Se você e seu cônjuge não conseguirem chegar a um acordo sobre metas e abordagens financeiras básicas, é melhor esperar para participar das suas contas.

Contas separadas

Contas separadas podem funcionar bem para casais que discordam sobre como administrar suas finanças ou que simplesmente gostam de manter sua independência. Se você e seu cônjuge puderem concordar com uma forma justa de dividir as contas, a manutenção de contas separadas pode ser uma boa opção. Você pode tentar manter uma conta separada por alguns meses para ver como está indo. Se você acha que está dividindo as despesas de maneira justa e não tem grandes problemas com o estilo de gastos um do outro, pode ser hora de participar das contas.

Seu, Meu, Nosso

A abordagem "Seu, Meu, Nosso" funciona combinando dinheiro para despesas conjuntas, como contas, comer fora, pagar dívidas e poupar. Cada membro do casal contribui com um valor predefinido ou percentual de sua renda. O resto do dinheiro vai para contas bancárias separadas como gastar dinheiro ou poupanças pessoais. Se você não tem certeza se está pronto para combinar seu dinheiro, mas não quer manter suas finanças totalmente separadas, este é um bom meio caminho.

Um grande pote

Quando você compartilha uma conta, todas as compras são feitas com essa conta, incluindo presentes e itens pessoais, como sapatos, eletrônicos, livros e passeios com amigos. Você pode tentar combinar finanças se você e seu cônjuge estiverem confortáveis ​​com o estilo de gastos do outro e se você concordar em como gastar seu dinheiro. Se um dos cônjuges faz significativamente mais do que o outro, combinar todo o seu dinheiro pode fazer as coisas parecerem mais justas e reduzir a necessidade de subsídios ou brigar sobre como o dinheiro é dividido. Se um de vocês é dono de uma empresa ou trabalha como freelancer, você provavelmente ainda precisará manter uma conta comercial separada.