O Que É Um Exercício Bilateral?

Autor: | Ultima Atualização:

A maioria das máquinas de exercícios envolve exercícios bilaterais.

Às vezes, o exercício pode ser desanimador, com toda a terminologia, tendências malucas e equipamentos de aparência esquisita. O exercício bilateral é simples porque você usa os dois lados do seu corpo ao mesmo tempo com máquinas, halteres ou halteres. Exercícios unilaterais são um pouco mais complicados, usando um lado do corpo de cada vez. Se você é uma mulher querendo iniciar um novo programa de condicionamento físico, o exercício bilateral é a melhor maneira de aumentar a força, construir a estabilidade básica e melhorar suas curvas naturais femininas. Quanto mais forte você ficar, melhor será a aparência de seus músculos, o que acaba resultando em um visual melhor para você.

Benefícios

Se você é novo no exercício, você se beneficiará mais do exercício bilateral porque ele constrói a forma adequada e a estabilidade muscular. Uma vez que você esteja estável usando todo o seu corpo, você pode progredir para exercícios unilaterais, que tendem a envolver mais ativação central, incorporando halteres, cabos e progressões unipodais. Se o seu objetivo é força e construção muscular, o exercício bilateral é o caminho a percorrer, sugere T-Nation. Você pode levantar pesos mais pesados ​​usando todo o seu corpo do que você pode usar apenas um lado.

Considerações

Os exercícios bilaterais não são responsáveis ​​pela fraqueza unilateral, quando um dos lados do corpo é mais fraco que o outro. De acordo com o Conselho Nacional de Força e Fitness, realizar apenas exercícios bilaterais pode continuar a fortalecer um dos lados do seu corpo, ao mesmo tempo que atrapalha o outro. Por exemplo, se você executar uma prensa no peito da máquina e estiver com o braço direito dominante, seu lado direito poderá assumir o movimento subconscientemente. Neste caso, é benéfico incorporar exercícios unilaterais em um programa de treinamento com pesos. Ambos os exercícios unilaterais e bilaterais têm prós e contras que são completamente dependentes de seus objetivos de aptidão, de modo que um não é necessariamente melhor que o outro.

Exercícios da parte inferior do corpo

Exercícios bilaterais na parte inferior do corpo incluem movimentos nos quais ambos os pés estão no chão e ativamente envolvidos com o exercício. Agachamento, agachamento nas costas, agachamento frontal com barra e levantamento terra são exemplos excelentes. Lunges ou lunge caminhadas são bilaterais desde que ambas as pernas estão ativamente envolvidas, mesmo que pareça ser um movimento de uma perna. Estes exercícios são os melhores para dar forma à sua bunda e isquiotibiais, uma área problemática para a maioria das mulheres. Quanto mais pesado você levantar, melhor será o seu espólio, então pegue alguns pesos e vá até ele.

Exercícios da parte superior do corpo

Os exercícios tradicionais de máquina de empilhar peso, como prensas torácicas, prensas de ombro, filas sentadas, rosca bíceps e tríceps, são bilaterais porque o peso se distribui uniformemente pelas alças, que se movem uniformemente umas com as outras. Um braço poderia, teoricamente, trabalhar mais, mas as duas alças ainda se movem juntas. Exercícios de barra bilateral incluem rosca bíceps, ombro presses, supino, linhas verticais e mentindo tríceps extensões. Ao contrário da crença popular, levantar pesos não vai deixá-lo volumoso, mas sim tonificado e bem feito. Salte nas máquinas e pesos livres pelo menos duas vezes por semana para construir músculos femininos e tonificar toda a parte superior do corpo.