Qual É O Objetivo De Uma Política No Local De Trabalho?

Autor: | Ultima Atualização:

Políticas no local de trabalho são instituídas pela administração para governar o comportamento dos funcionários.

Uma maneira pela qual seu empregador comunica seus direitos, declara suas responsabilidades e especifica a conduta apropriada é a criação de políticas no local de trabalho, que geralmente são publicadas em um manual do funcionário. Ao criar políticas que governam suas ações e relações interpessoais durante a realização de negócios, a organização promove suas necessidades e protege seus interesses. Ele também espera fornecer orientação para que todos os funcionários adotem uma abordagem consistente para questões de negócios. Algumas políticas garantem que a imagem, segredos comerciais, registros e outros recursos da organização sejam protegidos contra uso não autorizado.

Imagem da Organização

A conduta oficial dos funcionários tem um efeito significativo na reputação de uma organização. Infelizmente, a conduta não oficial do funcionário tem uma influência igual na percepção do público sobre uma empresa. As políticas de local de trabalho podem estabelecer padrões de conduta e o processo disciplinar usado para tratar de conduta inaceitável. Tais políticas ajudam muito a garantir que o comportamento de um funcionário não prejudique a imagem pública ou o desempenho diário.

Segredos comerciais

As organizações implementam políticas para proteger contra a perda intencional ou não intencional de segredos comerciais. Se um funcionário ou contratado roubar segredos comerciais para vender aos concorrentes, políticas podem ser implementadas para auxiliar a aplicação da lei a identificar o ladrão e recuperar os dados. Além disso, se um funcionário vazar acidentalmente segredos por meios on-line ou off-line, a criptografia de dados e as políticas de controle de acesso poderão limitar o dano causado por suas ações. Uma política que exige que os funcionários assinem um contrato de confidencialidade ou não divulgação também é essencial para proteger informações proprietárias.

Conduta do empregado

Para evitar ações judiciais, é necessário ter políticas no local de trabalho que estipulem as responsabilidades dos funcionários em diferentes circunstâncias, descrever a conduta apropriada e o uso adequado da tecnologia fornecida pela empresa. Uma política de telefonia celular pode proibir as chamadas relacionadas à organização enquanto um funcionário estiver dirigindo. Tal política pode ser usada como prova de que a organização não é responsável por danos que um funcionário possa causar durante a condução. Outras políticas semelhantes servem como evidência de que uma empresa tentou impedir que os funcionários prejudicassem outras pessoas durante a realização de negócios.

Registros Confidenciais

A maioria das organizações tem acesso a algumas informações confidenciais relativas a clientes, funcionários e outros parceiros de negócios. Esta informação inclui endereços, números de segurança social, números de cartão de crédito e registos médicos. Cada organização é obrigada a manter essas informações privadas e a impedir a divulgação não autorizada interna ou externa das informações. As políticas de classificação de dados, segurança da informação e retenção de dados ajudam a manter os registros confidenciais confidenciais.