O Que É Um Plano De Poupança Não Qualificado?

Autor: | Ultima Atualização:

Na verdade, é mais fácil definir o que um plano de aposentadoria não qualificada não é do que é. O nome leva à conclusão de que é um plano de poupança que não é qualificado. O que isso significa é que ele não recebe o tipo de isenção de impostos que uma 401 (k) ou uma pensão tradicional faz. Os empregadores geralmente definem esses planos especificamente para beneficiar funcionários altamente remunerados.

O que significa "qualificado"

Um plano "qualificado" é um plano de poupança para aposentadoria patrocinado pelo empregador que atende aos critérios de tratamento especial sob o código tributário federal, portanto as contribuições dos funcionários não estão sujeitas ao imposto de renda, os empregadores podem deduzir impostos por contribuições feitas em nome de funcionários e funcionários não pagam impostos até que retirem dinheiro de sua conta. As pensões tradicionais, os planos 401 (k) e 403 (b), os planos SIMPLES IRA e a maioria dos outros planos de aposentadoria oferecidos pelos empregadores são planos qualificados.

Empregados altamente compensados

Os planos qualificados devem ser voltados para os funcionários de base da empresa, e não para a alta gerência. O código tributário dá a esses planos um tratamento especial para tornar mais fácil para os médios Joes e Janes pouparem para sua própria aposentadoria, não para dar aos executivos bem pagos de cartolas um abrigo fiscal para suas fortunas. Para esse fim, o código tributário divide o mundo em ricos e pobres - ou melhor, "funcionários altamente remunerados" e "funcionários não altamente remunerados". Um funcionário altamente compensado, ou "HCE" na linguagem de recursos humanos, é alguém que recebe mais do que uma certa quantia ou que possui pelo menos 5 por cento da empresa. O limiar salarial aumenta com a inflação; a partir de 2012, foi $ 115,000 por ano. Todo mundo é um não-HCE.

Questões de Discriminação

Enterrado dentro do código de imposto é um parágrafo, Seção 401 (a) (4), que pode causar todos os tipos de problemas para planos de poupança-aposentadoria patrocinados pelo empregador. Este parágrafo diz que, para ser qualificado, um plano não pode "discriminar em favor de funcionários altamente remunerados". Como a lei define "discriminação" é uma leitura complicada e não muito convincente - a menos que a frase "401 (a) (4) teste geral" excite você - mas se resume a isto: os benefícios que as HCEs recebem do plano devem fique fora de linha do que os não-HCEs estão obtendo. O problema é que, uma vez que os planos são voltados para trabalhadores de nível inferior, eles têm pouco a oferecer aos principais executivos. A partir da 2012, por exemplo, os funcionários menores de 50 não poderiam contribuir com mais de US $ 17,000 por ano para um 401 (k). Se você estivesse fazendo $ 50,000 por ano, esse limite provavelmente não era uma preocupação. Se você estava fazendo $ 800,000, porém, pode muito bem ter sido. Mesmo que você e seus companheiros de HCE participem do plano e contribuam com o máximo, o plano ainda pode falhar no teste de não discriminação se outros trabalhadores contribuírem apenas com uma pequena fração disso.

Planos não qualificados

Os empregadores lidam com a questão da discriminação estabelecendo planos não qualificados para seus funcionários altamente remunerados. Um favorito entre o conjunto de HCE é o plano de compensação diferido. Sob esses planos, a empresa não contribui com dinheiro para um plano de aposentadoria em seu nome. Pelo contrário, diz (wink, wink) que ele irá adiar uma parte do seu salário até uma data posterior - digamos, depois de se aposentar ou sair da empresa. Você não precisa pagar impostos sobre o dinheiro até obtê-lo, até o ponto em que a empresa pode deduzir o dinheiro como uma despesa, assim como faria com qualquer outro pagamento de empregado. Outros planos não qualificados incluem acordos de "bônus executivo", nos quais a empresa paga por coisas como anuidades e títulos que geram renda. A empresa baixa o custo e o empregado paga impostos sobre o produto.