E Se O Seu Gatinho Fugir?

Autor: | Ultima Atualização:

O microchip do seu animal de estimação pode ajudá-lo a localizá-lo se ele ficar longe.

Você deixou sua porta aberta por apenas alguns momentos, mas nesse curto vez que seu gatinho fez sua grande fuga para o ar livre. O que você faz? Depois de se recuperar do seu pânico momentâneo, você precisa pensar claramente para planejar e executar suas táticas de captura de gatos.

O Curto Prazo

Se você sabe que seu gato escapou nos últimos minutos, então você pode ser capaz para pegá-lo sem ir muito longe. A maioria dos gatos, particularmente aqueles que raramente ou nunca saem, ficam extremamente cautelosos assim que saem pela porta. Eles tendem a procurar abrigo na área imediata, passando por arbustos, varandas e outros locais escuros. Reúna qualquer ajuda que você puder obter em curto prazo - vizinhos amigáveis ​​ou um cônjuge, por exemplo - e saia da casa o mais rápido que puder. Pesquise rapidamente, mas mantenha o ritmo em uma caminhada rápida, pois movimentos excessivos podem assustar seu gatinho para um esconderijo mais profundo.

Capturando o gato

Se você conseguir localizar seu gato pela casa, não seja agressivo demais ou negrito com seus movimentos. Enquanto o seu gatinho doméstico pode chegar instantaneamente ao som da sua voz dentro de casa, há uma boa chance de que não seja assim quando estiver do lado de fora. Agache-se no chão e acene para o seu gato fazendo barulhos suaves ou, melhor ainda, aguente algumas de suas guloseimas favoritas. Se você conseguir chegar com o braço, pegue-o rapidamente e leve-o de volta para casa. Você também pode tentar "espantá-lo" para dentro de casa, pedindo ao seu ajudante para manter a porta aberta enquanto você assusta o gato.

Falta de noite

Se você suspeitar que o gatinho saiu horas atrás, ou talvez até mesmo noite, então ele provavelmente ainda está na área, mas pode não estar ao lado da casa. Você pode tentar andar pela casa chamando-o, mas há uma boa chance de ele não responder, mesmo que ele possa ouvir você. Aqueça um pouco de atum enlatado no microondas, ou use outro alimento aromático e apetitoso, e coloque-o do lado de fora. Afaste-se um pouco do prato, mas não vá muito longe. Seu gatinho provavelmente está morrendo de fome, e o cheiro vai deixá-lo louco. Se ele vier correndo para o prato, deixe-o se acomodar e dê algumas mordidas antes de pegá-lo e trazê-lo para dentro.

Faltando dias

Se o seu gato escapou horas ou dias atrás, você provavelmente precisará se aproximar o problema de forma diferente. Embora os gatos em recintos fechados muitas vezes não viajem longe, mesmo depois de dias fora, alguns dos gatinhos mais curiosos já podem estar a centenas de metros ou mais de distância de casa. Imprima alguns panfletos "ausentes" para o seu gato, de preferência com uma foto e uma descrição escrita, e coloque-os em locais visíveis dentro de uma milha de sua casa. Verifique as recentes listagens on-line de gatos desaparecidos, incluindo sites como o Petfinder e o Craigslist, e chame os abrigos de animais locais todos os dias. Não negligencie este passo; você ficará surpreso com quantas pessoas estão dispostas a resgatar um gato que acham que está perdido e levá-la para um abrigo.