Contrações Musculares Usadas No Yoga

Autor: | Ultima Atualização:

Você contrai seus músculos isometricamente quando segura uma pose.

É óbvio que seus músculos se contraem quando você pisa no pino ou se move através de uma série de vigorosas Saudações ao Sol. Talvez menos óbvio, seus músculos também podem contrair-se quando você segura um alongamento sem se mover. Saber mais sobre as contrações musculares ajudará você a relaxar os músculos tensos e aproveitar melhor sua prática de yoga.

Contrações Musculares

Existem três tipos de contrações musculares. Quando um músculo encurta quando se contrai, isso é uma contração concêntrica. Por exemplo, quando você se levanta de Utkatasana, ou cadeira, os músculos do quadríceps na frente de suas coxas se contraem de maneira concentrada para endireitar os joelhos. Quando você reduz a postura, os mesmos músculos se contraem para evitar que os joelhos se dobrem muito rápido, mas agora estão se alongando quando se contraem. Uma contração de alongamento ou alongamento é chamada de contração excêntrica. Se você permanecer na pose, os quadris ainda se contraem, mas agora não há movimento. Eles estão se contraindo isometricamente para resistir à força da gravidade. De fato, você provavelmente sentirá que eles queimam mais quando você segura a postura do que quando se levanta.

Contrações Concêntricas

Você usa todos os três tipos de contrações no yoga. Quando você se move contra a gravidade, seus músculos trabalham concentricamente. Ao se levantar da postura Uttanasana, ou Postura Curva para a Frente, seus tendões, glúteos e músculos das costas se contraem de modo concêntrico para deixá-lo em pé. Os mesmos músculos se contraem de maneira concêntrica para levantar as pernas em direção ao teto em Sirsasana, ou Headstand. Seus músculos do ombro se contraem de maneira concêntrica para levantar seus braços enquanto você entra em Virabhadrasana I, ou Guerreiro I.

Contrações Excêntricas

Quando seus músculos resistem à gravidade em movimento, eles estão se contraindo excentricamente. Quando você se inclina para a frente em Uttanasana, você provavelmente sente um alongamento nos isquiotibiais e nos músculos das costas. Pode parecer contra-intuitivo que esses músculos se contraem quando se esticam. No entanto, se eles não se contraíssem, você cairia para frente em vez de diminuir com o controle. Da mesma forma, os músculos dos ombros que você usa para levantar seus braços em Virabhadrasana, eu contrato excentricamente enquanto abaixa seus braços. Sem essa contração excêntrica, eles simplesmente cairiam.

Contrações Isométricas

Segurando uma pose de ioga envolve contrações musculares isométricas. Quando você pendura as pernas em Uttanasana, os músculos das costas e dos isquiotibiais se contraem isometricamente para resistir ao alongamento. Para ajudá-los a relaxar, a professora e fisioterapeuta de Iyengar, Julie Gudmestad, escrevendo no "Yoga Journal", sugere colocar suas mãos em blocos de ioga se eles não chegarem ao chão. Com o peso da parte superior do corpo apoiado pelos braços, os isquiotibiais contraídos poderão soltar-se. Gudmestad também recomenda contrair seus quadríceps isometricamente em Uttanasana para ajudar os isquiotibiais a relaxar.