O Que Acontece Com O Preço De Um Estoque Pendente De Uma Compra?

Autor: | Ultima Atualização:

Uma oferta de compra geralmente traz um salto rápido no valor das ações.

Se você investiu em uma empresa pública, sempre há a chance de alguém fazer uma oferta de compra para suas ações. Isso geralmente significa um rápido salto no preço das ações, pois os investidores fazem um lance para o preço da oferta. Mas se o negócio não for fechado, seu estoque pode ser submetido a um rápido dumping por parte de especuladores decepcionados. Enquanto isso, você pode vender e obter lucro, ou aguentar uma jornada atribulada.

Preço de oferta

Para comprar uma empresa pública, um potencial pretendente deve fazer uma oferta pública para as ações em circulação. Os acionistas têm o direito de votar em qualquer oferta, que deve estar acima do preço de mercado atual para obter a aprovação dos acionistas. Quanto mais lucrativa a empresa e melhores as suas perspectivas, maior deverá ser a oferta de compra. Acionistas que acreditam que as ações vão subir de valor de qualquer maneira podem não apoiar desistir de suas ações, mesmo com lucro. A qualquer momento que uma oferta de compra for anunciada, o estoque subirá para um nível igual ou muito próximo do preço de oferta.

Negociações e lances rivais

Se a maioria dos acionistas votar para aprovar a compra, o negócio será aprovado. Se eles rejeitarem a oferta, no entanto, o comprador deve melhorar sua oferta ou encerrar a oferta. O preço das ações geralmente segue o lance e também aumentará se ofertas competitivas forem feitas. Nesta situação, os investidores que já possuem ações podem esperar volatilidade. O preço vai girar em rumores, reportagens e notícias da empresa e dos potenciais compradores.

Aquisições hostis

Se a diretoria da empresa se opuser à compra, pode tomar medidas evasivas e tentar desestimular o comprador. O conselho pode adiar ou cancelar os votos dos acionistas, ou obter o controle majoritário das ações com direito a voto, a fim de se defender de uma oferta hostil. Se isso acontecer, os acionistas podem esperar que suas ações caiam em valor, já que os especuladores que esperam lucrar rapidamente com a compra se cansam de esperar por uma solução, vendem suas ações e colocam seu dinheiro em outro candidato à compra. A maioria dos conselhos de administração das empresas, ao anunciar uma oferta pública, fará uma recomendação a favor ou contra a aceitação, o que dá uma boa indicação de como a compra será realizada.

Possíveis resultados

Se a oferta pública for aceita, o preço será estabilizado. O mercado avaliará as ações pelo valor da oferta, assumindo que o comprador tenha o financiamento alinhado para a compra. Se houver algum tipo de atraso - por exemplo, devido ao escrutínio governamental do negócio - o preço da ação pode cair para baixo à medida que o mercado considera as chances de fracasso. Se o comprador retirar a oferta ou não conseguir a aprovação regulamentar, os acionistas podem esperar que suas ações sofram uma surra. O preço de mercado cairá para os níveis de pré-aquisição e poderá até afundar ainda mais se a empresa estiver com problemas financeiros.