O Que Acontece Se Eu Padrão Em Dívida De Margem?

Autor: | Ultima Atualização:

Entenda as regras antes de comprar ações na margem.

Comprar na margem é uma forma de os investidores aumentarem seu poder de compra sem ter o dinheiro em mãos. É efetivamente um empréstimo da corretora, com o estoque dentro da conta usado como garantia. Tanto o empréstimo quanto os juros do empréstimo devem ser pagos à corretora. O problema para os investidores é quando o valor da garantia é menor do que o empréstimo e a corretora paga o empréstimo.

Entenda como funciona a margem

Quando você abre uma conta de margem, a corretora exigirá um depósito em dinheiro. O depósito em dinheiro, mais o seu empréstimo da empresa, é usado para comprar títulos. Se o valor do seu investimento aumentar, você poderá vendê-lo, pagar o empréstimo com juros e manter seu lucro. No entanto, se o valor do investimento cair, a corretora pode cobrar o empréstimo exigindo o reembolso imediato. Para fazer esse pagamento, você deve ter outro dinheiro em mãos, vender investimentos que estão fora da conta de margem ou vender os investimentos na conta de margem, além de compensar a diferença em dinheiro.

Relatório de Crédito Negativo

Os empréstimos feitos por corretoras não são diferentes dos empréstimos feitos por outros credores. Se você deixar de pagar sua dívida de margem, a corretora apresentará um relatório negativo para as agências de crédito que poderiam dificultar a obtenção de um futuro empréstimo. Além disso, se você puder obter um empréstimo, ele poderá ser mais custoso, pois os riscos de crédito ruins geralmente são cobrados com uma taxa de juros maior.

Contas futuras de margem

Você pode ter dificuldade em obter uma conta de margem no futuro por causa do relatório de crédito negativo. Dependendo dos padrões de uma corretora, você só pode obter uma conta de margem fazendo um grande depósito em dinheiro e / ou concordando com uma alta taxa de juros, enquanto outras empresas podem simplesmente negar sua solicitação.

Outras possíveis consequências

Como qualquer outro empréstimo, um empréstimo de margem não pago de sua corretora pode resultar em ação legal contra você. Se você tiver outros investimentos na corretora, poderá ser forçado a vendê-los para cobrir a dívida de margem. Ou a empresa pode vender esses outros investimentos para cobrir o empréstimo sem pedir sua permissão.