
Alguns cachorros cavam direito, enquanto outros brincam com a comida antes de comer.
A maioria dos filhotes é impaciente no horário das refeições. Eles querem sua comida e querem agora. Se o seu filhote não está comendo imediatamente e empurra a tigela, ele pode não estar se sentindo tão bem ou pode ter algo em mente além da comida.
Teorias
Desde que seu filhote de cachorro não pode explicar seu comportamento, e mesmo se ele pudesse provavelmente oferecer tanto insight quanto uma criança, os peritos do comportamento vieram acima com as teorias sobre o impulso da bacia. Estas teorias dizem que o seu cachorro pode estar empurrando sua tigela para tentar levá-lo a brincar com ele ou chamar sua atenção, especialmente se ele percebe que ele recebe atenção extra para empurrar sua tigela. Ele também pode estar fazendo isso para procurar comida diferente, esconder a comida para mais tarde, ou porque ele não está com fome ou não gosta de onde você colocou sua tigela.
Causas improváveis
O dr. Jason Goldman, que pesquisou a cognição social em animais, diz que os donos de animais de estimação costumam apresentar motivos para que a tigela de seu filhote empurre comportamentos que soem bem, mas que são realmente improváveis. Isso inclui checar se a comida está viva ou morta, sentir que ele está forrageando ou caçando, ou porque ele está entediado ou cansado de comer a mesma comida todo o tempo.
Preocupações
Seu filhote pode não estar com fome no momento em que você lhe dá o prato de comida, mas se ele está afastando-o porque ele não quer comer nada, ele pode ter um sério problema de saúde. Se ele está agindo de forma lúdica e come sua comida um pouco mais tarde, ele pode simplesmente não estar pronto para comer ainda. Mas se ele se recusa a comer, é letárgico e não age como o seu habitual, chame o veterinário imediatamente.
Correção
Se o seu filhote estiver saudável e o comportamento não o incomodar, não há razão para parar o empurrão. Por outro lado, se ele estiver arranhando o chão com o prato, derramando comida por toda parte ou se o problema ficar tão ruim que você teme a hora da refeição, é hora de mudar o comportamento dele. Tente ignorá-lo se ele está procurando atenção ou quer jogar quando é hora de comer. Coloque a tigela de comida em um tapete antiderrapante, ou mude para uma tigela que seja pesada demais para ele se mover, como uma panela de barro de cerâmica, ou dê a ela uma que tenha um suporte de borracha que dificulte o ato de empurrar.




