Um co-signatário precisa de renda suficiente para cobrir o pagamento do empréstimo do mutuário
Não há nada de errado em precisar de uma pequena ajuda. Talvez você seja jovem e ainda esteja construindo seu histórico de crédito. Talvez você tenha atingido alguns solavancos financeiros. Se você precisa de um empréstimo e seu crédito é menor do que estelar, um co-signatário pode ajudá-lo a se qualificar. Adicionar um co-signatário também pode diminuir sua taxa de juros e dar a você uma oportunidade de melhorar ou estabelecer seu crédito
Como um co-signatário o ajuda
Um co-signatário aceita a responsabilidade financeira pelo seu empréstimo. Isso significa que, se você não pagar o empréstimo, seu credor irá esperar que seu co-signatário pague. Ao adicionar um co-signatário ao seu empréstimo, o seu credor reduz o risco, tornando-os mais propensos a dar-lhe um empréstimo. Contanto que seu co-signatário tenha um bom histórico de crédito, seu emprestador pode lhe dar uma taxa de juros menor ou um empréstimo maior do que se você estivesse indo sozinho.
O que seu co-signatário precisa
Sua co-signatária signatário deve ser alguém com uma boa pontuação de crédito e histórico de crédito sólido. O co-signatário ideal deve ter um histórico de pagamentos no prazo. Ela também deveria ter a capacidade de pagar. Isso significa que ela tem uma fonte estável de renda. A receita pode ser do trabalho, aposentadoria ou outras fontes, desde que esteja em andamento. Seu credor também irá avaliar a estabilidade do seu co-signatário. Eles analisarão quanto tempo seu co-signatário viveu no mesmo local e seu histórico de empregos.
O que seu co-signatário deve saber
Um co-signatário de um empréstimo está assumindo um grande compromisso. Se você parar de pagar o empréstimo por qualquer motivo, espera-se que o co-signatário faça os pagamentos. Um credor pode tomar as mesmas ações contra um co-signatário que puder contra você. Isso pode incluir processar seu co-signatário ou guarnecer seu salário se você não pagar o empréstimo.
Aceitar um empréstimo também afetará a capacidade do co-signatário de obter crédito adicional. Se ela precisar de crédito adicional, o empréstimo que ela já assinou aparecerá em seu relatório de crédito. Dependendo de quanto a dívida global do seu co-signatário tiver, ela poderá ser recusada para crédito futuro.
Dependendo do empréstimo e das regras do seu credor, você poderá liberar seu co-signatário do empréstimo. Você pode ter que fazer um certo número de pagamentos no prazo antes de liberá-los ou atender a outros requisitos.
Se o seu co-signatário estiver preocupado com sua capacidade de pagamento, você pode pedir ao seu credor que avise se você perdeu um pagamento. Seu co-signatário também deve obter uma cópia de todos os documentos e divulgações de empréstimos assinados para seus registros.