É fácil ficar complacente quando as coisas estão indo bem.
A complacência é como as sereias míticas cuja doce música atraía marinheiros a águas traiçoeiras e rochosas, onde seus navios afundavam e os marinheiros morriam. Os marinheiros sabiam que as águas eram perigosas, mas não conseguiam resistir. Como a música das sereias, a complacência é atraente porque proporciona uma sensação de bem-estar. Infelizmente, isso pode ter consequências desastrosas, incluindo um acidente, uma oportunidade de negócio perdida ou mesmo a morte.
Como isso acontece
A complacência geralmente se infiltra no local de trabalho como resultado do excesso de confiança. Trabalhadores experientes podem pular as precauções de segurança que exigem tempo e esforço extras. Os funcionários que executam tarefas repetitivas, por exemplo, com máquinas, podem se tornar menos alertas, mesmo que não violem os procedimentos de segurança. Na imprensa do dia a dia, os supervisores podem ignorar a necessidade de inspecionar regularmente o equipamento em busca de sinais de desgaste ou estresse. Em um ambiente de escritório, a complacência pode parecer uma autoconfiança injustificada ou um cliente como garantido.
Lesão e Morte
Acidentes, que podem resultar em ferimentos graves ou morte, freqüentemente são conseqüência de complacência. Por exemplo, a Administração de Saúde e Segurança Ocupacional da 2010 estimou que 70 por cento dos acidentes com refinarias nos Estados Unidos resultou de problemas de gerenciamento de segurança de processo, como falhas mecânicas evitáveis, procedimentos operacionais defeituosos e falha na implementação de recomendações de inspeções de segurança.
Surpresas indesejáveis e oportunidades perdidas.
Em um ambiente corporativo, é fácil considerar um cliente de longo prazo como certo. O cliente sempre renovou o contrato, então você nem pensa na possibilidade de mudar para outro fornecedor - até que isso aconteça. A complacência pode impedi-lo de fazer ao cliente as perguntas óbvias: Você está feliz com o nosso desempenho? O que poderíamos fazer melhor? Ao tomar o cliente como garantido, você também perde a oportunidade de aumentar os lucros expandindo a gama de serviços que você oferece. Faça a outra pergunta óbvia: existem outras áreas em que podemos fornecer serviços adicionais?
Prevenindo a complacência
O treinamento é ótimo para a conscientização da segurança entre os novos funcionários, mas não é muito eficaz para evitar que funcionários experientes fiquem desleixados ou confiantes demais. O treinamento de conscientização pode inspirar cautela por pouco tempo, mas logo desaparece. Reuniões periódicas de segurança são uma maneira de revigorar o comprometimento de sua equipe com a segurança. Peça aos funcionários para identificar equipamentos ou procedimentos potencialmente perigosos. Para reforçar a segurança entre funcionários experientes, peça a um deles para conduzir uma reunião de segurança e, em seguida, indique uma pessoa experiente diferente para liderar a próxima reunião. Ensinar segurança aos outros irá inspirá-los a serem modelos para práticas seguras. No ambiente corporativo, a competição saudável - com recompensas em anexo - é uma ótima maneira de garantir que todos prestem atenção aos detalhes, de modo que nenhum cliente seja considerado um dado adquirido.