Quais São Os Benefícios De Saúde Do Chá De Feno-Grego Para Produzir Leite Materno?

Autor: | Ultima Atualização:

O feno-grego vem em cápsulas, mas também pode ser transformado em chá.

As mães que amamentam preocupadas com o suprimento de leite freqüentemente recorrem ao feno-grego para aumentar o leite materno. Alguns usam o feno-grego para fazer chá e beber como galactogogue, o termo médico para uma substância que estimula a produção de leite. O feno-grego também pode ter outros benefícios à saúde, incluindo a redução dos níveis de glicose e colesterol no sangue em diabéticos tipo 2.

Segurança e eficácia

Chás de ervas feitos a partir de sementes de feno-grego parecem ser seguros para aumentar o suprimento de leite, afirma o pediatra e autor Dr. William Sears. Mas tomar feno-grego no chá pode não ser tão eficaz quanto tomar cápsulas contendo a erva, de acordo com Kathleen Higgins, consultora em lactação.

Estudo positivo

Grande parte do apoio à eficácia do feno-grego no aumento da oferta de leite materno é anedótica. No entanto, um estudo turco publicado na edição de fevereiro 2011 do "Jornal de Medicina Alternativa e Complementar" examinou os efeitos do chá de feno-grego no volume de leite materno de novas mães três dias após o parto. O grupo de mulheres que bebiam chá de feno-grego tinha maiores volumes de leite. Seus bebês também recuperaram o peso que perderam nos primeiros dias após o nascimento e atingiram o peso ao nascer mais rapidamente do que os bebês de mães que tomaram um placebo.

Efeitos colaterais

O chá de feno-grego tem um sabor desagradável, de acordo com Higgins. Você pode notar um odor de xarope de bordo em sua urina e transpiração depois de beber chá de feno-grego. Seu bebê também pode ter um cheiro de xarope de bordo. Esse cheiro pode ser confundido com um distúrbio metabólico chamado xarope do bordo, de acordo com o Drugs.com, então informe o seu médico e o médico do seu bebê se estiver tomando feno-grego. Algumas mulheres experimentam diarréia, gases ou inchaço como efeito colateral. Como o feno-grego pode estimular as contrações uterinas, não o tome se estiver grávida, adverte o Centro Nacional de Medicina Complementar e Alternativa. Alergias ao feno-grego foram relatadas. Se você desenvolver uma erupção cutânea, chiado, dificuldades respiratórias, urticária ou inchaço facial, procure um médico. O feno-grego poderia, teoricamente, causar hemorragia interna ou hemorragia no cérebro, de acordo com a eMed TV; procure atendimento médico imediato caso desenvolva fezes escuras ou sinais de derrame, como paralisia unilateral ou alterações de visão ou fala.

Outros efeitos

O feno-grego pode ajudar a reduzir os níveis de glicose e colesterol no sangue quando tomado em doses superiores a 5 por dia, de acordo com os Serviços de Lactação do Centro Médico da Universidade de Washington. Em um estudo iraniano publicado na edição de janeiro do 2009 do "International Journal for Vitamin and Nutrition Research", 10 gramas de sementes de feno-grego embebidas em água quente diminuíram o açúcar no sangue em jejum, triglicérides e lipoproteínas de baixa densidade 25 em 30 diabéticos Tipo 2 .