Quais São Os Perigos Dos Exercícios Isométricos?

Autor: | Ultima Atualização:

Levantamento de peso isométrico faz com que a pressão arterial aumente.

Ao escolher um programa de exercícios, é importante considerar os tipos de movimento envolvidos e os benefícios e riscos. Exercícios isométricos são uma forma estática de exercício com movimentos fixos que criam tensão muscular. Este tipo de exercício pode ser potencialmente perigoso se você tiver certas condições de saúde preexistentes. Se você está envolvido em um esporte específico ou indo para a academia para se exercitar, consulte seu médico e decida se os exercícios isométricos são perfeitos para você.

Considerações

Para indivíduos saudáveis, o exercício isométrico pode ser benéfico se você tiver sido ferido ou tiver artrite. Mas se você tem pressão alta ou problemas cardíacos, seu médico pode desaconselhar qualquer forma de exercício isométrico. Exercícios isométricos exigem contração muscular contra uma resistência fixa. Levantamento de peso e pá de neve são dois exemplos. A tensão muscular aplicada pode melhorar sua força, mas a intensidade do exercício isométrico pode elevar sua frequência cardíaca e afetar sua pressão arterial.

Pressão arterial

Se você tem pressão alta, seu médico pode considerar os exercícios isométricos perigosos e recomendá-los a evitá-los. Movimento isométrico cria aumento da tensão muscular. Conforme você aumenta a tensão, os vasos sanguíneos se contraem e a pressão arterial aumenta. Um aumento na pressão sanguínea durante o treino não é perigoso se a sua pressão sanguínea em repouso estiver normal. Mas se você tem hipertensão descontrolada, um aumento adicional na pressão durante um exercício isométrico pode ser considerado um risco para a saúde.

Condição Coração

Evite exercícios isométricos se você tem um problema cardíaco ou uma história de doença cardíaca. Halterofilismo ou movimentos isométricos diários, como esforço para abrir uma janela ou pá de neve, também aumentam a tensão muscular. Esse esforço excessivo pode agravar um problema cardiovascular preexistente. A tensão causada por esses movimentos leva a um fluxo sangüíneo restrito que priva seus órgãos e tecidos de oxigênio. Isso pode colocá-lo em um risco maior para a saúde e piorar uma condição cardíaca existente.

Exercício Alternativo

O exercício regular é normalmente considerado seguro para a maioria das pessoas, e os benefícios geralmente superam os perigos ou riscos. Mas se você e seu médico determinarem que o exercício isométrico é perigoso com base no seu histórico de saúde, considere alternativas que incluam movimentos mais dinâmicos ou ativos. O exercício dinâmico é um movimento ou treino de baixa resistência que envolve repetição e desempenho. Participar regularmente de um esporte ou exercício físico dinâmico aumentará sua resistência, e seu médico poderá recomendá-lo como uma alternativa segura se você tiver pressão alta ou problemas cardíacos. Andar a pé, natação, aeróbica e treinamento elíptico são alguns exemplos de exercícios dinâmicos.