
Os gatinhos podem ser infectados pela mãe.
A peritonite infecciosa felina é altamente transmissível de uma nova mãe para seus filhotes. Esta doença devastadora afeta o sistema imunológico dos gatos. Se infectada, sua nova ninhada de gatinhos fofos ficará muito doente e provavelmente terá uma infeliz morte prematura.
Detalhes
A peritonite infecciosa felina é difícil de diagnosticar, já que os sintomas simulam sinais de outras doenças. Esta infecção viral é causada pelo coronavírus. Os glóbulos brancos que supostamente devem evitar doenças tornam-se portadores do próprio vírus. Estas células transportadoras infectadas, em seguida, carregam a cepa viral em todo o corpo do seu felino através do sangue dela. À medida que passa, uma reação inflamatória maciça e prejudicial ocorre ao redor do cérebro e dos órgãos vitais. Como o FIP progride lentamente, quando seus preciosos filhotes apresentam sinais clínicos da doença, provavelmente já é tarde demais.
Risco de Infecção
Diagnosticar a peritonite infecciosa felina é difícil, pois os exames laboratoriais não são infalíveis. No momento em que o veterinário recebe um diagnóstico positivo, seu felino já pode estar grávida. A maneira mais comum de os gatinhos se infectarem com o coronavírus e desenvolverem peritonite infecciosa felina é pegando o vírus de sua mãe, explica a Faculdade de Medicina Veterinária da Universidade de Cornell. Tipicamente, os gatinhos ficam infectados entre cinco e oito semanas após o nascimento.
Sintomas
A peritonite infecciosa felina ocorre na forma úmida ou seca. Ambas as infecções resultam em febre alta que não responde a medicações, perda de apetite, perda de peso e fadiga extrema. A forma úmida da FIP causa acúmulo de líquido no abdômen e no tórax, resultando em dificuldade para respirar e uma barriga estendida. Em sua forma seca, a peritonite infecciosa felina afeta vários órgãos. Os sintomas dependem de qual órgão fica saturado com o vírus. Por exemplo, se atacar os rins, você pode perceber que os gatinhos estão bebendo e urinando mais do que o normal.
Tratamento
Não há tratamento para o vírus, apenas uma possibilidade de tratar os sintomas e prolongar um pouco a vida do seu filhote. . Infelizmente, a peritonite infecciosa felina acaba sendo fatal em mais de 95% das vezes, segundo a ASPCA. Existe uma vacina controversa do FIP disponível. No entanto, a capacidade de proteger totalmente seus familiares peludos com uma vacinação é improvável e muitos veterinários optam por não levar a vacina. O risco de morte por peritonite infecciosa felina em domicílios é raro - apenas cerca de um em cada 5.000 gatos passam longe da doença. Abrigos e criadores tendem a ter uma incidência muito maior de PIF. Se você está adotando um novo felino, faça uma checagem prévia com antecedência. Seu veterinário pode ser capaz de detectar alguns dos sinais de alerta da doença.




