
A prática baseada em evidências baseia-se em pesquisa e não em tradição.
Parece uma conexão óbvia - usar pesquisas para validar e direcionar cuidados de enfermagem, dependendo das conclusões tiradas pela ciência e prática para escolher o melhor plano de cuidados para os pacientes. No entanto, a prática baseada em evidências, tanto na enfermagem quanto em outras disciplinas relacionadas à saúde, levou décadas para se consolidar, apesar dos claros benefícios para pacientes e profissionais.
Prática Baseada em Evidências 101
As bases da prática baseada em evidências em a medicina pode ser rastreada até o trabalho do epidemiologista britânico Archie Cochrane nos anos 60 e 70. A promoção de Cochrane do uso de estudos científicos para direcionar a prática levou ao Banco de Dados Cochrane de Revisões Sistemáticas. O movimento ganhou terreno nas décadas de 1980 e 1990, em parte devido ao advento de bancos de dados de computador prontamente disponíveis que facilitaram o acesso à pesquisa em saúde. Crystal Bennett, DNSc, RN, identifica cinco etapas básicas na prática da medicina baseada em evidências: formulação de uma questão clínica; reunir as melhores evidências para abordar a questão; avaliação crítica das melhores evidências; fusão de evidências com a experiência do clínico, a condição do paciente, os recursos disponíveis e as preferências e valores do paciente para chegar a uma decisão clínica; e avaliação do resultado da implementação da evidência para determinar a mudança na prática
Benefícios para os pacientes
Oferecer o melhor atendimento possível ao paciente é a marca da prática de enfermagem. A prática baseada em evidências permite que os enfermeiros direcionem o atendimento ao paciente de acordo com pesquisas científicas, incluindo ensaios controlados randomizados, estudos de atendimento ao paciente e dados compilados de pacientes, contando com intervenções de enfermagem que tiveram sucesso no passado com populações semelhantes de pacientes. "Pacientes e famílias recebem intervenções de enfermagem mais consistentes e alcançam melhores resultados clínicos. Os pacientes caem com menos frequência e sofrem com menos úlceras de pressão", escreve Debra Wood, RN, para NurseZone.
Benefícios para a saúde
abraçar a prática baseada em evidências, como os custos dos cuidados de saúde continuam a subir não é coincidência. A prática baseada em evidências em todo o espectro de cuidados de saúde, muitas vezes resulta em melhores resultados para os pacientes - o que significa menos demandas em recursos de cuidados de saúde - e reduziu os custos de cuidados de saúde. Wood cita como exemplo a prática tradicional de enfermagem de instilar solução salina normal antes de aspirar um paciente mecanicamente ventilado. "Agora, os enfermeiros sabem que a solução salina não oferece benefícios e apenas desperdiça tempo e suprimentos", escreve Wood.
Benefícios para enfermeiros
Os benefícios da prática baseada em evidências para pacientes e saúde não vêm, felizmente, custo para enfermeiros. Em vez de se referir a textos acadêmicos desatualizados ou tradições de instalações para tomar decisões sobre o atendimento ao paciente, a prática baseada em evidências permite que os enfermeiros contribuam com pesquisas para a ciência da enfermagem e apliquem as mais recentes pesquisas e práticas, descartando métodos não comprovados. Também fornece algo igualmente importante - um senso de autoridade na prática. "Os enfermeiros que adotam a prática baseada em evidências sentem-se empoderados e desfrutam de uma maior satisfação com seu papel de cuidador", escreve Wood.




