
Seja você um produtor ou um artista de efeitos visuais, você tem um trabalho altamente criativo.
Você ama as artes do espectáculo? Você pode ir um passo além e dizer que é criativo, tecnicamente atento e motivado o suficiente para ser um fator essencial para que as produções aconteçam? Se as suas respostas a essas perguntas forem "sim", você poderá se adequar perfeitamente a um trabalho como artista de efeitos visuais (VFX) ou produtor. Essas duas ocupações variam em responsabilidade; Uma pequena pesquisa irá ajudá-lo a escolher qual é o mais adequado para você. Se você tem o que é preciso - criatividade, conhecimento, experiência e uma ética de trabalho conscienciosa - você pode esperar por uma carreira divertida e recompensadora.
Artista VFX
Um artista de efeitos visuais cria efeitos e animações para TV, filmes, videogames e muito mais. Neste trabalho, você pode estar trabalhando com extras de filmes, copiando-os digitalmente para uma cena. Ou você pode criar simulações de tempestades oceânicas monstruosas ou acidentes de avião. Você pode até criar universos inteiros usando uma combinação de realidade, fantasia e tecnologia. Este trabalho requer que você seja altamente capacitado em seu ofício, para que seus supervisores ou outros funcionários possam confiar em você para realizar o trabalho de maneira oportuna. Sua atitude também é fundamental; muitas vezes você trabalha longas horas para cumprir os prazos, e uma mentalidade otimista tornará seu trabalho mais fácil. Um diploma de bacharel em computação gráfica, arte ou um campo relacionado, combinado com um portfólio sólido de seu trabalho, ajudará você a conseguir um emprego como artista de efeitos visuais.
Produtor
Um produtor é o líder em filmes, programas de TV, teatro ao vivo e outras produções de artes cênicas. Como produtor, você guiará todo o projeto do início ao fim, contratando o diretor, supervisionando a seleção de elenco e reunindo uma equipe, incluindo um artista de efeitos visuais, se necessário. Você será responsável pelo orçamento do projeto e poderá ser um grande financiador do empreendimento. Você será o solucionador de problemas envolvido em todos os aspectos do projeto; você é quem as pessoas irão procurar soluções. Para se tornar um produtor, você precisará de um diploma de bacharel, além de anos de experiência de trabalho relacionada.
Diferenças
Existem algumas diferenças significativas entre essas duas profissões. Como artista de efeitos visuais, seu trabalho será prático: você estará envolvido de maneira criativa e técnica na criação dos efeitos necessários. Um produtor raramente tem esse grau de envolvimento na criação de efeitos. Os produtores estão frequentemente envolvidos em vários projetos simultâneos e não relacionados. Como artista de efeitos visuais, você geralmente se concentra em um trabalho de cada vez. Você não terá que se preocupar em encontrar atores, manter orçamentos ou resolver problemas de produção abrangentes, como os produtores fazem. Em vez disso, você se preocupará em produzir efeitos especiais de primeira classe para atender às expectativas de um produtor e diretor.
Semelhanças
Apesar das diferenças, ainda existem algumas semelhanças entre esses dois trabalhos, sendo um deles que os requisitos educacionais são comparáveis para cada um. Outra semelhança é que cada posição requer uma compreensão dos princípios técnicos por trás do que é necessário. Por exemplo, um produtor deve saber que, usando efeitos visuais, é perfeitamente possível criar um ambiente realista representando espaço, enquanto o artista de VFX saberá como tornar esse ambiente uma realidade. Além disso, ambas as posições exigem planejamento para determinar os melhores métodos para alcançar resultados. Trabalho em equipe e comunicação também são atributos essenciais compartilhados por ambos os trabalhos.




