
O mercado de futuros pode ser altamente volátil.
Os futuros pertencem a uma classe de produtos financeiros denominados derivativos. Seu preço é derivado de outro ativo, como ações, títulos ou commodities, como café e suco de laranja. Para dominar a negociação de futuros, você deve entender não apenas a mecânica dos futuros, mas também os movimentos de preços do ativo subjacente.
Entenda o mercado futuro
Um contrato de futuros é um acordo vinculativo para comprar ou vender uma quantidade específica de um ativo a um preço e uma data pré-determinados. Por exemplo, um contrato desse tipo pode especificar que você comprará ações 1,000 da Microsoft a $ 20 cada uma em fevereiro 1. Na maioria dos casos, não é necessário comprar fisicamente o ativo e providenciar a remessa. Em vez disso, você pode "marcar a transação no mercado", o que significa pagar ou receber uma quantia em dinheiro que representa a diferença entre o valor de troca contratual do ativo e o preço de mercado predominante.
Se o preço de mercado das ações da Microsoft em fevereiro 1 for $ 24, o contrato futuro representará um lucro de $ 4 por ação para você, o comprador, pois você pode comprar cada ação a $ 20 e vendê-las imediatamente a $ 24. Você pode liquidar este contrato recebendo $ 4,000 em dinheiro do vendedor. É especialmente prático liquidar desta forma se o ativo é uma commodity como suco de laranja que é difícil de transportar ou armazenar.
Estude o Ativo Subjacente
Depois de entender as obrigações contratuais de contratos futuros e de liquidações, escolha alguns ativos para os quais os futuros são negociados normalmente e estude seus movimentos de preços. Se você deseja se especializar em futuros de ações, escolha um punhado de ações e concentre-se nelas. Se você negociar futuros de commodities, estude a dinâmica de oferta e demanda, os padrões de preços sazonais e a legislação que influenciam o preço dessa commodity. Como um comerciante de futuros de café, você deve conhecer os principais compradores e vendedores de grãos de café e como os padrões climáticos afetam a safra de café. Você também deve entender a relação entre os preços do petróleo e o custo de transporte resultante do café.
Cortar suas perdas
Talvez o maior erro na negociação seja permitir que uma perda inicialmente administrável se acumule até se tornar devastadora. Os comerciantes fazem isso porque nenhum de nós gosta de admitir um erro. Se mantivermos uma posição perdedora, sempre haverá uma chance de o mercado mudar, ou assim esperamos. Uma maneira muito mais prudente de negociar é definir um "stop loss", o ponto em que você terminará o negócio. Isso permite manter as perdas sob controle, sair de uma negociação perdida, reagrupar e tentar novamente na próxima vez. Por exemplo, se você reservou $ 20,000 para negociar futuros da Microsoft, o preço da ação que representa uma perda de $ 1,000 em qualquer negociação pode ser sua perda de parada, significando que você terminará a negociação quando perder $ 1,000.
Pense de forma independente
Tendências de curto prazo nos mercados financeiros e o tom das notícias financeiras podem ser altamente voláteis. Os comerciantes que deixam a ação dos preços e as notícias determinarem suas perspectivas rapidamente se perdem. No entanto, os comerciantes bem-sucedidos não têm medo de fazer uma previsão e cumpri-la até que grandes eventos ou a ação do preço mostrem que estão errados. Quando você negocia futuros da Microsoft e acredita que o próximo anúncio de resultados será altamente positivo, mantenha suas armas até o anúncio ou até que o preço atinja sua perda de parada e force você a sair. Não inverta a sua posição só porque você leu um artigo que prevê um anúncio de resultados ruins.




