Pare De Reclamar, Especialmente Uns Aos Outros

Autor: | Ultima Atualização:

Por que reduzir suas queixas é um movimento saudável para qualquer relacionamento.

Eu sou um reclamante. Eu sempre fui. É provavelmente uma das minhas maiores falhas. E apesar de eu ter ficado muito melhor ao longo dos anos, não reclamar ainda é algo que eu sempre tenho que trabalhar. Porque é como um reflexo. Algo ruim, estúpido ou chato acontece, e minha mente quer dar voz a ele. Um impulso patológico para vocalizar a transgressão se eleva das profundezas do meu cérebro de lagarto, e tudo leva em mim para impedir que ele salte.

Tudo isso para dizer, se você é um reclamante, sinto sua dor. Se você não é um, então Deus te abençoe, você é uma pessoa muito melhor do que eu provavelmente já estarei. No lado positivo, meus anos de reclamação me deram um pouco de discernimento sobre o motivo pelo qual nós reclamamos o fazemos. E isso cai na categoria de “miséria adora companhia”, mas é mais do que isso, reclamar, além de ser desagradável de escutar, é um ato profundamente absorvido e vem principalmente de um lugar de insegurança.

Reclamar, mais do que tudo, é um pedido de validação. O queixoso não quer apenas ressaltar a coisa ruim que aconteceu, mas o queixoso também quer que todos os que estão ao seu alcance possam comiserar a injustiça. Basicamente, é um pedido vocal de amor e aceitação. Quando você reclama, você quer ser elevado acima da pessoa ou coisa que está incomodando você. Na sua opinião, é quase como se a coisa ruim acontecesse fosse a chance de mostrar ao mundo que você vale a pena. Afinal, a elevação só pode ser alcançada por pessoas concordando com / validando você.

É uma maneira tóxica de viver e é especialmente perigosa no contexto de um relacionamento. Porque reclamar não resolve nada. Na verdade, isso geralmente piora as coisas. Uma reação saudável a uma coisa irritante ou irritante é sentir-se irritado ou com raiva. Mas então você tem que deixar passar. Especialmente se é algo que você não pode consertar; como o trânsito ou o mau tempo. Você sente a emoção, reconhece isso e depois segue em frente. Quando você reclama, no entanto, você não deixa passar. Você se agarra a ele, você marinou nele. Você dá muito mais peso do que merece. E então, pior ainda, você acaba atraindo o seu parceiro para essa maricultura tóxica.

A chave para evitar essa toxicidade é não dar voz à coisa que está incomodando. Não entreter de qualquer maneira. É perfeitamente correto sentir raiva ou ficar aborrecido. Na verdade, isso é saudável. O que não é saudável é prolongar a vida desse sentimento. E reclamar pode prolongar sua vida útil indefinidamente. Se não há nada que você possa fazer sobre isso, siga em frente. Quando você segue em frente, acaba purgando muita energia negativa. O que significa que você não abaixa as outras pessoas ao expressar constantemente coisas negativas. E você também não se agarra a eles.

Um relacionamento vazio de queixas desnecessárias é aquele que permite que a alegria e a positividade se infiltrem nele. Com o tempo, essa alegria e positividade podem realmente começar a ocupar cada vez mais espaço. Quanto menos você reclamar, menos você realmente vai querer reclamar. Porque o cérebro é todo sobre o hábito. E, assim como qualquer outro mau hábito, quanto mais você evita, menos você vai querer voltar para ele.

Confie em mim, isso requer prática. E você tem que se dar graça para falhar, porque você irá. Mas vale a pena. O mundo parecerá um lugar muito melhor quando você parar de reclamar. E seu relacionamento será infinitamente melhor para isso.

Para obter mais orientações, experimente o Lasting, um aplicativo com base científica apoiado pelo The Nest dedicado à melhoria da saúde do seu casamento ou relacionamento.