
Excesso de secreção nasal, gases e fezes podem sinalizar infecções, problemas intestinais ou câncer.
O site Alternative Veterinary Services LLC lista descarga nasal, fezes moles e gases em sua lista de sintomas comuns da doença do gato. Cada sintoma pode ter sua própria causa ou estar interconectado. Um veterinário pode ajudar a determinar se os sintomas estão relacionados ou se vários fatores estão contribuindo para cada sintoma.
Descarga Nasal
É normal que os gatos ocasionalmente espirram ou tenham alguma descarga nasal. No entanto, se se tornar crônica ou grave, pode ser um sinal de infecção, vírus, alergia, câncer ou outra doença. Também pode ser o resultado de um distúrbio de deglutição ou doença do trato digestivo que força as secreções intestinais na cavidade nasal. Nesse caso, você pode ver seu gato exibindo todos os três sintomas ao mesmo tempo.
Problemas intestinais
Distúrbios gastrointestinais, como síndrome do intestino irritável, má absorção, sensibilidade alimentar, insuficiência pancreática e outras condições podem contribuir para fezes gasosas e moles. Síndrome do intestino irritável, que ainda não tem causa conhecida, causa desconforto intestinal como diarréia, gases e inchaço. A má absorção ocorre quando o corpo tem dificuldade em absorver nutrientes dos alimentos, causando desconforto intestinal. As causas incluem certos medicamentos, câncer ou cirurgias, doenças do fígado ou parasitas. A insuficiência pancreática também afeta a absorção, levando a sintomas intestinais, incluindo fezes gasosas e moles.
Vírus da leucemia felina
O vírus da leucemia felina é a segunda principal causa de morte em gatos. Os sintomas são diversos e incluem infecções respiratórias, perda de peso, falta de apetite, diarréia e dificuldade para respirar. No entanto, os gatos afetados também são vulneráveis a infecções, pois a doença compromete seus sistemas imunológicos. Este estado comprometido é uma plataforma para uma série de doenças que podem causar descarga nasal, fezes moles, gases ou todos os itens acima.
Determinando a causa
Como esses sintomas podem ter origem em sistemas corporais diferentes, é importante determinar se eles estão conectados ou independentes um do outro. Por exemplo, é possível que um gato tenha uma infecção respiratória ou alergias e uma irritação intestinal ao mesmo tempo. No entanto, porque distúrbios digestivos e outras doenças podem causar dor e sofrimento, e considerando que o vírus da leucemia felina é uma das principais causas de morte em gatos, visitar um veterinário para o teste é o primeiro passo para determinar a causa dos sintomas de um gato.




