
Cockatiels são muitas vezes cobertos por uma poeira fina natural que se assemelha a caspa.
Você examina seu amigo pássaro e descobre manchas brancas cobrindo sua pele e penas - poderia ser temida caspa? Antes de abrir o xampu para caspa, olhe mais de perto para determinar a origem das manchas. A maioria das aves desenvolve flocos com aparência de caspa como parte de seu processo normal de plumagem.
Penas de Pin
Seu pássaro cresce penas semelhantes à maneira como você cresce o cabelo - mais chegam para substituir aqueles que caíram. No entanto, eles geralmente aparecem primeiro como bainhas finas e duras perto da pele. A pena está amadurecendo dentro desta bainha, chamada pena de alfinete. Embora alguns pássaros sejam certamente divas quando se trata de sua aparência, as penas de alfinetes são uma das razões pelas quais seu pássaro frequentemente bica e puxa suas penas; ele está tentando romper as bainhas para permitir que o material macio de penas apareça. Os minúsculos pedaços quebrados da bainha tendem a ficar pendurados na pele do seu pássaro ou em suas penas por alguns dias, lembrando a caspa.
Puxando doloroso
Não se preocupe se seu pássaro gritar de dor periodicamente enquanto está se arrumando, mesmo que você esteja escolhendo as bainhas na parte de trás de sua cabeça. As penas dos alfinetes são jovens e macias, e bicar ou puxar a bainha com muita força pode ser doloroso para o pássaro - como quando você puxa um dos seus cabelos. No entanto, não é excessivamente doloroso, nem realmente prejudica a ave. Ele pode não estar feliz com você se você for o culpado, mas a ajuda que você está dando a ele para a preparação superará rapidamente sua indignação.
Caspa empoeirada
Alguns pássaros, como cacatuas, caturras e cinzas africanos, exibem outro sintoma semelhante à caspa na forma de um pó fino chamado pó para baixo. Estas aves têm penas especiais concebidas para se desintegrarem à medida que amadurecem, ajudando outras penas à prova de água. A poeira pode parecer escamosa, mas é perfeitamente natural e útil para os pássaros.
Limpeza de poeira
A quantidade de pó que o seu pássaro pode produzir pode surpreendê-lo. Ele pode cobrir o fundo da gaiola rapidamente e sair para outras áreas da sua casa. Se você possui um pássaro empoeirado, borrife-o diariamente com uma pequena quantidade de água para suavizar a poeira, mas esteja preparado para passar o seu espanador nas prateleiras próximas a cada poucos dias. Não use sprays de condicionamento de penas; o pó embaixo condiciona naturalmente as penas, então um spray pode fazer mais mal do que bem.




