Sinais De Comportamento Agressivo Com Gatos

Autor: | Ultima Atualização:

Mesmo um gatinho fofo pode se defender com suas garras.

Se seu gatinho estiver atacando agressivamente você ou outros animais em sua casa, ele pode não ter sido devidamente socializado como um gatinho, que causa problemas comportamentais quando adulto. Para evitar um ataque do seu felino felino, preste atenção aos sinais de alerta de agressão dele.

Por que minha gatinha é agressiva?

Gatinhas aprendem comportamentos sociais adequados em tenra idade - entre 2 e 7 semanas de idade, de acordo com a Sociedade Americana para a Prevenção da Crueldade contra os Animais. Se, durante esse período sensível, seu gatinho estiver separado de sua mãe ou de seus irmãos de ninhada, ele não será capaz de aprender comportamentos felinos adequados, o que pode levar a problemas comportamentais, como agressão, quando ele se torna adulto. Sem nutrir e disciplina de sua mãe ou a companhia de seus irmãos, ele pode desenvolver comportamentos inadequados, como agressão ofensiva e intimidação de pessoas, de acordo com PetPlace.com. A exposição às pessoas durante as primeiras semanas de um gatinho também é importante, pois ensina o carinha a não temer os seres humanos mais tarde na vida. Uma natureza medrosa pode tornar um gato antissocial e potencialmente agressivo para com os humanos.

Linguagem Corporal Agressiva

Passando tempo com seu gatinho e interagindo com ele, é importante estar ciente de quaisquer sinais de aborrecimento e agressão que ele possa dar para que você possa evitar um ataque. A linguagem corporal é uma das principais formas pelas quais os gatinhos se comunicam entre si. Seu felino peludo pode estar lhe dando sinais físicos de um ataque agressivo bem antes de realmente chegar, sem saber que você pode não entendê-los. Os principais indicadores de agressão em nossos amigos felinos são os movimentos das orelhas e cauda, ​​de acordo com o site da Catster. Se você vir as orelhas do seu amigo peludo começando a se mover de uma posição vertical para trás, para uma achatada, isso é um sinal de aborrecimento e de potencial agressão. Um gatinho cuja cauda está girando loucamente ou virado para baixo quando ele caminha em sua direção também pode ser agressivo.

Vocalizações Agressivas

Um gatinho agressivo que está pronto para atacar você pode vocalizar de antemão. Algumas dessas vocalizações incluem rosnar baixo, sibilar e cuspir, e vociferar alto. Esses sinais vocais podem aumentar pouco antes de um ataque físico. Se você ouvir qualquer um desses sinais, é hora de deixar seu gatinho sozinho para se acalmar antes de tentar interagir com ele. Esses sinais vocais podem preceder um ataque no qual o seu gatinho pode mordê-lo ou golpeá-lo com suas garras expostas.

Outros sinais físicos

Além de linguagem corporal sutil e vocalizações agressivas, mantenha os olhos abertos para alguma outra atividade física. mudanças antes da agressão por seu amigo felino. Os olhos de um gatinho irritado e agressivo se dilatam; seu corpo ficará rígido e seu cabelo ficará inchado, dando-lhe uma aparência maior. O pelo da cauda sobe e parece que a cauda tem o dobro do tamanho normal. Um gato atacante revelará seus dentes de maneira ameaçadora, geralmente enquanto vocaliza. Se você vir qualquer combinação desses sinais, seu gatinho está se preparando para um ataque de algum tipo. Para lidar melhor com isso, saia da sala em que seu amigo peludo está e permita que ele se acalme. Evite puni-lo, porque isso apenas reforçará a agressão - assim como lhe dará um tratamento para acalmá-lo: ele achará que o tratamento é uma recompensa por seu comportamento agressivo.

Lidando com a agressão

Se sua descontração anterior bola de pêlo de repente se transformou em um gato agressivo e agressivo e nada mudou em seu ambiente, um problema médico poderia ser o culpado. Doenças como artrite, doenças neurológicas e desequilíbrios hormonais podem causar comportamento agressivo, de acordo com a RSPCA Australia Knowledgebase. Leve seu amigo peludo ao veterinário para um exame para descartar essa possibilidade ou para tratar qualquer doença ou ferimento que seu gatinho esteja lidando. Seu veterinário pode aconselhá-lo a lidar com problemas de agressão comportamental ou mesmo prescrever medicamentos psicológicos em alguns casos. Além disso, ela pode recomendar um behaviorista animal certificado para você e seu amigo peludo trabalharem.