Periquito Tremendo

Autor: | Ultima Atualização:

Calafrios podem ser uma indicação de que o seu periquito está muito frio.

Descobrir se o seu amado periquito de estimação se sente sob o tempo nem sempre é a coisa mais fácil. Os pássaros são criaturas bastante resistentes e estóicas, e muitas vezes tentam ocultar sinais de desconforto e dor dos outros. No entanto, isso nem sempre é possível. O tremor às vezes é uma indicação de doença nos periquitos.

Chilling

Um periquito tremendo pode estar com frio e sentindo frio, de acordo com o veterinário James Harris, do site Parrot Chronicles. Ao tremer, uma ave de estimação pode estar tentando ficar mais quente, incentivando os músculos a se moverem mais rapidamente. Se as temperaturas são baixas no ambiente do seu periquito, tremores é uma mensagem para você que você precisa para ligar o aquecedor - stat.

Ansiedade

Periquitos, como outros passarinhos de estimação, são suscetíveis à ansiedade. Se você acabou de trazer para casa um novo periquito jovem e ele ainda não se adaptou ao novo ambiente, seu tremor pode ser um sinal de intensa incerteza e nervosismo. Uma vez que você dedique tempo à socialização e desenvolva um forte relacionamento com seu periquito, esse tipo de comportamento ansioso deve diminuir, embora algumas aves estejam naturalmente mais "no limite" do que outras.

Psitacose

Uma doença que causa tremores conspícuos nos periquitos é chamada Psitacose. A condição zoonótica pode levar a circunstâncias ameaçadoras à vida em papagaios e seres humanos, de acordo com o site BirdChannel.com. A doença bacteriana contagiosa é transmitida através de consumo acidental ou inalação de excrementos de pássaros que estão infectados. Além de tremer, outros sinais comuns desta "febre papagaio" incluem respiração difícil, coriza, diarréia, falta de apetite e exaustão. Devido à natureza extremamente perigosa desta condição, é vital procurar atendimento veterinário aviário imediato para qualquer ave ou periquito que você suspeitar que possa ter.

Sinal Geral da Doença

O tremor é frequentemente uma indicação de que um pássaro está ferido ou doente, aconselha o site da Humane Society dos Estados Unidos. Como tremores geralmente apontam uma grande variedade de doenças em aves de companhia, pode ser benéfico levar seu periquito a um veterinário aviário para um exame minucioso antes de supor que ele é tímido e estressado, por exemplo. Junto com tremores, outros sintomas muito comuns de um periquito não-agudo são chiado alto durante a respiração, falta de tempo, inatividade, inchaço dos olhos, fezes aquosas, falta de penugem, fraqueza geral, agachamento, circundamento constante, odor anormal de matéria fecal, flacidez das asas e vidrados sobre os olhos. Qualquer um e todos esses sinais significam um periquito que precisa de cuidados veterinários, por isso não espere. Se o seu periquito tem um distúrbio neurológico ou qualquer outra coisa sob o sol, sua saúde é um problema muito premente.