Um Bico Escamoso Em Um Periquito

Autor: | Ultima Atualização:

Um bico escamoso pode indicar doença escamosa na perna e no rosto.

Periquitos - e muitas outras espécies de aves - são atormentados por ácaros Knemidokoptes microscópicos de oito patas. Nos periquitos, o bico, as pálpebras e a cera são afetados principalmente, embora as pernas e os pés também possam mostrar sinais de infestação. Se o seu companheiro de penas desenvolver escalas inestéticas, uma visita ao veterinário é crucial.

Ácaros escamosos

Knemsidokoptes sarna ou "doença na perna e face escamosa" causa lesões na pele de aves infectadas. À medida que esses parasitas traquinas se enterram na pele da ave, eles deixam para trás coleções de crostas brancas e escamas parecidas com favo de mel. Uma vez que a infestação começa, ela pode se espalhar para outras áreas do corpo. Sem tratamento imediato, a infestação pode progredir, causando dor ao seu periquito amado e aumentando o risco de morte.

Causas

A transmissão do ácaro escamoso ocorre tipicamente na caixa de nidificação. Como as aves progenitoras alimentam seus filhotes, elas também podem estar transmitindo ácaros através do contato corporal direto. Pode ser difícil determinar se o seu periquito foi afetado imediatamente, pois até dois anos podem passar sem que o seu periquito mostre sinais de infecção. Em muitos casos, periquitos mostrarão sintomas de uma infestação de ácaros entre 6 e 12 meses de idade.

Sintomas

Os periquitos infectados podem perder penas e desenvolver lesões de crescimento rápido na pele. Com uma infecção por Knemidokoptes, apenas o bico, as narinas, a boca e os olhos são afetados. Também é comum o seu periquito desenvolver escamas ou crostas brancas ao redor dos olhos, narinas e bico. Enquanto o ácaro escamoso não causa coceira, o bico do seu pássaro pode ficar deformado com o tempo, podendo causar irritação e dor

Tratamento

Periquitos com sarna Knemidokoptic são tratados com uma droga antiparasitária para erradicar os ácaros. Estes medicamentos podem ser tomados por via oral ou injetados na pele. Mesmo com o tratamento, deformidades de bico ainda podem ocorrer. Para evitar uma infestação, limpe completamente a gaiola, as tigelas de comida e água, os poleiros e os brinquedos com o limpador doméstico. Periquitos devem ser tratados anualmente pelo seu veterinário para ajudar a controlar infestações de ácaros.