
Os acionistas podem substituir a administração, mas os acionistas só podem exercer influência.
Para uma empresa de sucesso, os direitos dos acionistas e obrigacionistas raramente entram em conflito. Os acionistas são proprietários da empresa e têm o direito e a obrigação de votar em diretores, bem como certas iniciativas trazidas a voto dos acionistas. Tanto os acionistas quanto os acionistas têm o direito de receber informações financeiras da empresa. No entanto, os detentores de bônus detêm os primeiros direitos sobre a distribuição de ativos se a empresa entrar em falência. Este é um exemplo de onde os direitos dos acionistas e detentores de bônus estão em desacordo.
Dividendos
Os acionistas podem usar seu poder de voto para levar as iniciativas ao voto de todos os acionistas. Ao fazer isso, os acionistas podem remover a administração que se opõe aos dividendos em favor da administração que suporta grandes pagamentos de dividendos aos acionistas. Isso pode enfraquecer a solidez financeira da empresa e colocar os detentores de títulos em risco de menores valores em seus títulos e potencial inadimplência em seus pagamentos de juros.
Compras alavancadas
Os acionistas também têm o direito, como proprietários, de vender suas ações para empresas que querem fazer uma compra alavancada na empresa. Uma compra alavancada também coloca em risco os detentores de títulos, porque normalmente resulta na venda de ativos da empresa, diminuindo a solidez financeira da empresa. Isso também pode resultar em uma falência gerenciada. Embora os detentores de títulos tenham primeiro direito ao produto da venda de ativos em caso de falência, esses recursos nem sempre são suficientes para sacar os obrigacionistas pelo preço pago mais os juros.
Direitos dos Acionistas
As empresas podem emitir diferentes classes de ações ordinárias. Não é incomum que haja uma classe de ações com direito a voto e uma classe de ações sem direito a voto, ambas negociadas nos mercados públicos. Os direitos dos acionistas dependem do estatuto específico da empresa e das regras do estado em que a empresa está incorporada. A maioria das empresas fornece os direitos padrão a seus acionistas, mas um exame da descrição dos direitos dos acionistas encontrado no prospecto de emissão ou na carta da empresa é essencial para os investidores - especialmente se houver alguma dúvida de que os direitos dos acionistas são incomuns. .
Direitos dos Obrigacionistas
Bondholders são credores da empresa. Seus direitos estão especificados na escritura dos títulos, que podem ser encontrados no prospecto de emissão. Embora os detentores de bônus tenham primeiro a convocação do produto da liquidação, alguns detentores de bônus têm direito sênior a esse dinheiro. Os primeiros títulos hipotecários se classificam como sênior em direitos sobre debêntures e qualquer dívida subordinada. Como credores, os detentores de bônus podem fazer exigências a uma empresa que esteja se aproximando ou falindo - particularmente quando o assunto vai a tribunal.




