Responsabilidades Para Um Geneticista Clínico

Autor: | Ultima Atualização:

Muitas doenças da infância têm um componente genético.

A pesquisa médica e a prática da medicina estão intimamente relacionadas, mas isso é especialmente verdade em algumas especialidades médicas. Por exemplo, a genética clínica pode ser uma opção forte para você, se você está dividido entre medicina e ciência pura. Geneticistas trabalham na fronteira onde a ciência e a medicina se encontram, baseando-se na mais recente pesquisa genética para diagnosticar e tratar condições médicas com um componente genético.

Genética Clínica

O campo da genética tem dois caminhos de carreira amplos. Se você estiver interessado em pesquisa, ganhe um Ph.D. como médico geneticista e encontrar trabalho em um ambiente comercial ou acadêmico. Se o seu foco está centrado no tratamento de pacientes, frequente a faculdade de medicina e torne-se um médico especializado em condições herdadas geneticamente. Alguns médicos desempenham ambos os papéis, tratando pacientes em tempo parcial, mas também participando de pesquisas. Você pode se concentrar em doenças genéticas, como distrofia muscular ou fibrose cística, ou em pacientes com histórico familiar de câncer, hemofilia ou outras condições.

Prática

Sua semana de trabalho se assemelharia a uma prática típica do médico de várias maneiras. Você entrevistou pacientes, revê seus sintomas, histórico médico e histórico médico da família. Alguns pacientes são encaminhados por médicos e outros o contatam porque a história da família mostra que estão em risco. Os pacientes recebem uma variedade de procedimentos de testes moleculares ou um exame citogênico, que coloca uma amostra de células sob o microscópio para identificar possíveis disfunções celulares. Para pacientes com risco de câncer de mama ou outras condições, você monitora sua condição e os examina regularmente. Outras condições, como a fibrose cística, são administradas por meio de uma combinação de medicamentos, mudanças no estilo de vida e terapia.

Outras funções

Manter registros precisos é crucial para todos os médicos, mas para um geneticista clínico é especialmente importante. Projetos de pesquisa analisam os resultados dos pacientes para determinar quais opções de tratamento funcionam melhor e determinar por que funcionam. Alguns geneticistas desempenham um papel ativo na pesquisa, seja participando de estudos clínicos ou dividindo seu tempo entre os ambientes clínicos e o laboratório de pesquisa. Os geneticistas também podem funcionar como patologistas, analisando amostras de tecidos ou cadáveres para procurar marcadores genéticos que possam indicar uma condição médica geneticamente relacionada.

Treinos

Tornar-se um geneticista clínico requer um grau pré-médico de quatro anos, depois mais quatro anos na faculdade de medicina. Após a formatura, você passa dois anos em um estágio geral, atendendo pacientes com uma ampla gama de condições de saúde. Então você trabalha por dois a três anos, especializado em genética. Alguns programas combinam esses dois requisitos em uma única residência de quatro ou cinco anos, para que você possa iniciar e concluir seu treinamento em um único local. Alternativamente, você pode completar uma residência completa em medicina interna, pediatria ou outro campo de medicina e, em seguida, entrar em uma residência em genética clínica.