Razões Para Resistir À Mudança No Local De Trabalho

Autor: | Ultima Atualização:

Os funcionários resistem à mudança quando isso não é do interesse deles.

A mudança é boa e excitante, certo? Errado, não quando significa entrar em um novo território sem garantias de como as coisas vão acabar. Mesmo que o seu local de trabalho seja muito chato ou mesmo que se torne disfuncional, pelo menos você sabe o que esperar todos os dias e desenvolveu seus próprios mecanismos de enfrentamento, então por que você gostaria de ter uma chance de consertar as coisas? A resistência pode ser fútil, não importa quais razões ou desculpas você possa inventar.

Medo do desconhecido

Você não quer ir corajosamente aonde ninguém foi antes. O medo do desconhecido é uma das principais razões pelas quais as pessoas resistem à mudança no trabalho. Pelo menos com um relógio quebrado, você sabe que vai estar certo duas vezes por dia. Quando você não pode prever o resultado das mudanças com absoluta certeza, o que é raro, você enfrentará resistência. As pessoas se preocupam sobre como suas responsabilidades serão afetadas. Eles temem que suas habilidades não estejam à altura ou que as mudanças possam até torná-las obsoletas. É o não saber o que vai acontecer que é o maior medo. Você pode ajudar a acalmar esses medos, dando às pessoas o máximo de informações possível - assim que você as souber.

Feliz com o Status Quo

Quando os funcionários estão felizes com as maneiras como as coisas são, eles serão resistentes a mudanças. Quer gostem da falta de supervisão que eles têm ou realmente gostem das vantagens e bônus que acompanham o trabalho, quando você anuncia que as mudanças estão chegando, são as coisas em que os trabalhadores vão pensar primeiro. Eles temem que eles vão perder as coisas boas e ficar com o trabalho duro e sem vantagens. Quando os funcionários estão satisfeitos com o status quo e satisfeitos com seus empregos, eles não têm motivos para aceitar grandes mudanças. Você precisa vendê-los sobre os benefícios das mudanças para colocá-los a bordo.

Demissões podem acontecer

Quando as mudanças são anunciadas, uma das primeiras coisas que os funcionários perguntam é: “haverá demissões?” Os trabalhadores muitas vezes suspeitam que as mudanças estão sendo implementadas para reduzir a força de trabalho e os custos da empresa. Eles suspeitam da administração, especialmente se as mudanças parecem estar saindo do nada e os funcionários nem sabiam que havia uma necessidade de mudança. Quando as mudanças são inesperadas, você enfrentará resistência, atitude defensiva e cautela. Seja proativo neste momento e garanta que os funcionários que não estão perdendo seus empregos estejam seguros. Se você planejar algumas demissões, faça-as rapidamente para acabar com qualquer especulação adicional.

Suspeito não é real

Depois de ser dito repetidas vezes que a verdadeira mudança vai acontecer na empresa - apenas para que as coisas voltem ao mesmo tempo, dentro de um mês, os funcionários deixam de acreditar que a verdadeira mudança está chegando. Eles também perdem a confiança na administração e qualquer coisa que eles ouvem do chefe. Eles vêem seus esforços de mudança como palavras simbólicas para manter os chefões felizes, quando sabem que nada está realmente mudando. Da próxima vez que você disser à equipe que as mudanças estão chegando, não se surpreenda se eles nem se incomodarem em resistir, eles podem estar rindo muito para lutar muito. Para contrariar o ceticismo, encontre uma pessoa que você possa convencer de que as mudanças são boas e que estão chegando, e deixe-a espalhar a palavra entre seus pares.