
Os oncologistas são responsáveis por diagnosticar e tratar o câncer.
Simplificando, um oncologista é um médico que diagnostica e trata o câncer. É por isso que os oncologistas também são conhecidos como especialistas em câncer. Cada tipo de oncologista tem um conjunto único de responsabilidades, embora também haja alguma sobreposição entre as especialidades. Diferentes tipos de especialistas em câncer incluem médicos, radiação, cirúrgicos e dermatológicos.
Prod. Médicos
Dos vários tipos de oncologistas em sua equipe de saúde, o paciente geralmente verá o médico oncologista com mais frequência. Como principal prestador de cuidados de saúde do paciente, um médico oncologista é responsável por supervisionar seus cuidados gerais. Esse tipo de especialista em câncer fará coisas como coordenar planos de tratamento com outros profissionais médicos, facilitar os processos de quimioterapia, terapia hormonal e imunoterapia, e conduzir os exames regulares do paciente a longo prazo.
Radiação
Oncologistas de radiação são responsáveis pelo uso da radioterapia no tratamento do câncer. É seu trabalho garantir que cada tratamento recebido pelo paciente seja seguro e eficaz. Os outros deveres de um especialista em radiação incluem acompanhar o progresso do paciente, fazer quaisquer alterações necessárias ao tratamento, gerenciar os efeitos colaterais da radiação e trabalhar com outros profissionais médicos, como cirurgiões, para que a radioterapia funcione da melhor forma possível. Um radioterapeuta não está apenas envolvido com o tratamento do paciente durante a radioterapia, mas também estará trabalhando em estreita colaboração com a equipe de saúde antes e após o curso da radiação.
Surgical
Oncologistas cirúrgicos são cirurgiões com treinamento específico no tratamento do câncer. Suas tarefas incluem a realização de biópsias de diagnóstico e remoção de tumores e outros tipos de tecido canceroso. Como uma alternativa ao tratamento direto dos pacientes no dia-a-dia, um cirurgião oncológico pode decidir assumir um papel de professor ou conduzir pesquisas científicas para ajudar o campo da medicina a descobrir como melhor tratar pacientes com câncer. Em ambos os casos, o cirurgião pode não apenas ter responsabilidades de ensino ou pesquisa, mas também deveres administrativos.
dermatológica
O dermatologista oncologista é um dermatologista com treinamento especial no diagnóstico e tratamento de câncer de pele, como melanoma, carcinoma basocelular e carcinoma de células escamosas. Os oncologistas dermatológicos fazem diagnósticos examinando a pele e examinando minuciosamente quaisquer moles, crescimentos, manchas secas ou outras anormalidades presentes. O dermatologista também é responsável por realizar quaisquer biópsias necessárias da pele. Depois que o oncologista dermatológico diagnostica um paciente, o nível de seu envolvimento no tratamento dependerá de quais tratamentos ele escolheu para o paciente. Por exemplo, se a criocirurgia for selecionada, o médico irá congelar o câncer de pele.




