
A mudança no local de trabalho não será assustadora se forem aplicadas metodologias eficazes de mudança.
Você pode olhar para a mudança como algo excitante ou algo assustador. No local de trabalho, o medo é uma resposta comum à mudança. Se você construiu um nicho confortável no trabalho, não quer que alguém entre e destrua. Mas a mudança no local de trabalho é necessária. As empresas que não evoluem não sobrevivem. Adotar uma abordagem proativa e sistemática para introduzir mudanças no local de trabalho pode marcar a diferença entre evoluir e dissolver e transformar o medo do desconhecido em motivação para que isso aconteça.
Gestão de Projetos
Quando algo muda no local de trabalho, geralmente envolve um projeto. Os projetos podem introduzir novas tecnologias, novos processos ou novas maneiras de ver como as decisões são tomadas. Qualquer que seja o tipo de mudança necessária, as metodologias formais de gerenciamento de projetos ajudam a fazer com que isso aconteça sem problemas, sem transformar o negócio de um lado para o outro. O Project Management Institute, ou PMI, fornece um conjunto globalmente adotado de ferramentas e processos para iniciar e planejar o projeto, implementá-lo, monitorar o quanto a mudança está sendo implementada e, em seguida, encerrar o projeto com êxito.
Seis Sigma
Mudanças no local de trabalho podem ser impulsionadas pela necessidade de melhorar a maneira como as coisas são feitas. O Seis Sigma é uma metodologia de melhoria de processos focada em trazer mudanças positivas que eliminam esforços desperdiçados e possibilitam resultados de alta qualidade. O uso de uma abordagem Seis Sigma fornece um processo formal para reconhecer e definir as mudanças necessárias, medir a eficácia das mudanças, analisar os resultados e introduzir mais melhorias até que o processo esteja o mais próximo possível da perfeição.
Controle de Mudança
Metodologias de controle de mudança fornecem um meio de introduzir uma mudança sem risco de continuidade de negócios. Uma área do local de trabalho onde o controle de mudanças é crítico é a tecnologia da informação. As empresas dependem de tecnologias de informação para tudo, desde engenharia até remessa. Se os sistemas que conduzem esses processos forem colocados off-line para permitir a instalação de novo hardware ou software, os negócios serão interrompidos. No mundo acelerado de hoje, com muitas empresas confiando em entregas just-in-time, uma interrupção nos negócios não pode acontecer. Ao aplicar metodologias formais de controle de mudanças, os riscos são cuidadosamente avaliados antecipadamente e reavaliados à medida que o projeto avança. Como a mudança é implementada deve incluir etapas para evitar que um risco seja percebido.
Modelo de Mudança do Kotter
Um obstáculo fundamental para a mudança no local de trabalho é o medo do desconhecido. Se os funcionários não entenderem a mudança, eles não aceitarão isso e ficarão relutantes em ajudar a fazer isso acontecer. Considere a introdução do modelo de mudança da Kotter para preparar os funcionários para as mudanças que estão por vir. O modelo da Kotter é um processo de oito etapas que impulsiona a mudança do coração da empresa: seus funcionários. O modelo começa com a criação de um senso de urgência para envolver os funcionários e, em seguida, mantém o ritmo, compartilhando a visão da liderança sobre a mudança e comunicando sucessos de curto prazo ou "vitórias" ao longo do caminho. Com o modelo de Kotter, você pode construir suporte em vez de barreiras.




