Metabolismo E A Tireóide

Autor: | Ultima Atualização:

Sua tireoide é uma glândula em forma de borboleta no pescoço.

Se você já viu o seu peso, é bem provável que você tenha pensado sobre o seu metabolismo mais do que algumas vezes. Sua tireóide regula o metabolismo, ou a rapidez com que seu corpo decompõe os alimentos por energia. Vários fatores influenciam a rapidez com que sua tireóide funciona, incluindo mensagens da glândula pituitária em seu cérebro. Por ser capaz de identificar sinais de quando sua tireóide está funcionando - e quando não é - você pode manter sua função metabólica.

Sobre a tireóide

Sua tireoide está localizada em seu pescoço, bem na frente de sua traqueia e tem uma forma de borboleta com cada “asa” em ambos os lados de sua traqueia. O iodo mineral atua como combustível para a sua tireóide, e a tiróide combina o iodo com seus principais hormônios, T3 e T4, para estimular as células. Esses hormônios entram em suas células e estimulam seu corpo a usar gordura e carboidratos como energia, um processo conhecido como metabolismo. Enquanto o seu metabolismo é muito importante, a sua tiróide desempenha outras funções, incluindo influenciar o crescimento e desenvolvimento para ajudar o cérebro a amadurecer.

Taxa Metabólica Basal

Um método de medir a velocidade do seu metabolismo é descobrir sua taxa metabólica basal. Esta é uma medida de quanto oxigênio seu corpo usa durante um certo período de tempo enquanto você está em repouso. Quando seu corpo usa mais oxigênio, ele também aquece e você precisa de mais energia, ou calorias, para funcionar, de acordo com a Colorado State University. Se você tem uma baixa TMB, sua tireóide provavelmente está trabalhando mais devagar do que deveria. Essa condição é conhecida como hipotireoidismo. Se você tem uma alta TMB, sua tireoide pode estar superativa ou queimar calorias e oxigênio um pouco bem demais, uma condição conhecida como hipertiroidismo.

Relação com Peso

Enquanto a sua tireóide desempenha um papel no metabolismo, não é o único fator na manutenção do peso, perda ou ganho. O peso é uma questão de quanto você come comida, como você é ativo e como outros produtos químicos e hormônios em seu corpo afetam seu peso, de acordo com a American Thyroid Association. Se você tem hipertireoidismo, pode perder peso porque seu corpo queima calorias mais rapidamente. No entanto, o hipertireoidismo também pode aumentar o apetite, o que pode compensar a perda de peso. Por outro lado, o hipotireoidismo pode causar ganho de peso - tipicamente cerca de 5 a 10, de acordo com o ATA. Isto é mais comumente o resultado da retenção de água devido aos efeitos do hormônio da tireóide.

Sintomas de Hipotireoidismo e Hipertireoidismo

Se você suspeitar que sua tireoide pode não estar funcionando a par, seu médico pode realizar um exame de sangue para determinar seus níveis de hormônio. Um metabolismo lento ou rápido não é o único sintoma associado ao hipertiroidismo ou hipotireoidismo. Por exemplo, o hipotireoidismo causa fadiga, dificuldade em tolerar o clima frio, perda de cabelo e fraqueza muscular, de acordo com a Colorado State University. O hipertireoidismo pode causar nervosismo inexplicável, insônia, frequência cardíaca e ansiedade acima do normal. Ambas as condições podem ser tratadas com medicamentos, incluindo hormônios artificiais.