Lindano Para Sarna Em Gatos

Autor: | Ultima Atualização:

Felizmente, a sarna nos gatos é rara e real.

A sarna é causada por ácaros microscópicos. Esses ácaros muitas vezes vivem em corpos de animais sem nenhum problema, pois corpos saudáveis ​​mantêm a população sob controle. No entanto, se um gato está doente ou estressado, a população pode se levantar e levar a problemas. Lindane mata os ácaros, mas também tem alguns riscos de efeitos colaterais.

O que é sarna?

O nome médico de Mange é demodicose ou sarna demodécica. É causada por ácaros microscópicos. Estes ácaros são realmente comuns na pele dos animais, mas geralmente não resultam em sintomas. No entanto, quando o corpo de um animal está produzindo excesso de hormônios ou óleos, ou seu sistema imunológico está comprometido devido a doença ou estresse, a população de ácaros pode assumir e levar a problemas de pele e cabelo. PetMD observa que sarna em gatos é rara, mas os gatos siameses e birmaneses estão em maior risco.

O que é o lindano?

O lindano é um inseticida que tem sido usado nos Estados Unidos há mais de 60 anos, principalmente na agricultura, mas também para tratar parasitas. O lindano está disponível em formas creme e xampu e é usado em muitos tipos de animais, incluindo gatos. Trabalha para matar os ácaros existentes; isso não impede que um gato fique com sarna.

Preocupações com a saúde

A Lindane Education and Research Network lista o lindano como cancerígeno, ou substância causadora de câncer. O grupo baseia suas descobertas em relatos de câncer de fígado, endócrino, pulmão e outros em animais. Observe também que o lindano é venenoso se ingerido, inalado ou absorvido pela pele. Os efeitos colaterais registrados do uso do lindano incluem respiração aumentada, agitação, salivação, convulsões, colapso e morte.

Tratamento e Prevenção

PetMD diz que em cerca de 90 por cento dos casos, a sarna resolve por conta própria. Se isso não acontecer, uma visita ao veterinário é para aprender a melhor maneira de lidar com o problema - e qualquer que seja a condição que o causou. Seu veterinário provavelmente recomendará lindano somente se seu gato não puder tolerar os tratamentos mais comuns. Quando o tratamento com lindano é indicado, aplique-o apenas uma vez e siga as instruções ao pé da letra. Acompanhamento cuidados inclui exames microscópicos e um ambiente saudável, limpo e livre de estresse para seu gatinho.