Procurando Emprego? 8 Técnicas Difíceis De Entrevista Para Se Preparar Para

Autor: | Ultima Atualização:

Infelizmente, “Qual é a sua maior fraqueza?” Não é mais a única pergunta difícil de responder que os gerentes de contratação lançarão em seu caminho.

Entrevistas de emprego: Ninguém gosta deles, mas eles inevitavelmente ficam entre você e seu emprego dos sonhos.

Novas técnicas, projetadas para fazer tudo, desde medir sua capacidade de lidar com as críticas no momento para intimidá-lo completamente, agora estão sendo exercidas com mais frequência pelos gerentes de RH.

A Life and Career Coach, Anna Goldstein, fundadora da SelfintheCity.com, orienta você através de oito técnicas de entrevista curtas que você pode encontrar, e a melhor maneira de praticar cada uma delas.

1. Táticas sutis de medo

Não é só na sua cabeça: seu futuro chefe em potencial não sorriu para você. E se ela estiver usando técnicas de intimidação em uma entrevista, ela pode esperar algumas batidas depois de responder a uma pergunta antes de responder ao que você disse.

“Essas são todas distrações externas sobre as quais você não tem controle”, diz Goldstein, “mas o que você pode fazer é controlar como você reage”.

Primeiro, perceba que ela está tentando desestabilizar você, provavelmente ver como você se comporta sob pressão. Para contrariar sua abordagem, ancore seus pés no chão e respire fundo antes de responder cada pergunta devagar e com calma. O objetivo não é deixar que essas táticas de intimidação o intimidem, portanto, cuidado para não brincar com o cabelo, mexer nas joias ou passar de um pé para o outro, todos os sinais clássicos de ansiedade.


Em seguida, sintonize seus sentimentos e pergunte a si mesmo se gosta do ambiente ou se pode se ver trabalhando na empresa (ou para um chefe que gosta de mantê-lo desequilibrado). Lembre-se, as entrevistas de emprego são uma via de mão dupla - também é uma oportunidade para ver se a empresa e a posição seriam boas para você.

2. Entrevistas "Stress"

Você provavelmente está pensando: "Não são todas as entrevistas estressantes?" Mas as entrevistas de estresse são de uma raça diferente. Elas podem incluir um entrevistador de repente lançando uma pergunta estranha como: "Se você fosse se livrar de um estado nos EUA, seria e por quê?

Seu entrevistador também pode começar a questionar rapidamente ou adotar uma atitude agressiva ou argumentativa. E o grau de estresse aplicado irá variar: Uma pergunta levemente estressante pode ser: “O que faz você pensar que está qualificado para este trabalho quando teve uma experiência mínima relevante?” Nas versões mais x-treme, você pode ter que reagir a uma resposta como: "Essa é a pior resposta a essa pergunta que qualquer candidato deu".

O que fazer? Primeiro, não apenas anote o entrevistador como um idiota total. Considere que os candidatos a emprego podem prever a maioria das perguntas da entrevista e ter uma resposta preparada para cada um deles; recorrendo a perguntas e comentários bizarros como os acima, eles querem ver como o "real" você reage a algo.

E, talvez mais importante do que o que você responde é o fato de estar sendo avaliado em sua criatividade, sua capacidade de pensar em seus pés e sua capacidade de lidar com críticas. Seu mantra? Graça sob fogo.

Se você se encontrar nessa situação, relaxe. Considere isso um desafio - e uma chance de impressionar seu potencial empregador. Se você ficar engasgado, respire fundo e recolha seus pensamentos. É melhor ter um momento de silêncio do que se apressar em uma resposta. E acima de tudo, não se torne defensivo; em vez disso, aja de maneira profissional. Sua confiança e compostura certamente impressionarão.

3. A questão da fraqueza

"Qual é a sua maior fraqueza?" Esta é a clássica pergunta da velha escola que sabemos que seremos perguntados, mas continuamos a temer. Então, como você responde a isso?

Não dê as respostas clichê: "Eu sou muito perfeccionista" ou "Francamente, eu apenas trabalho demais". Seu gerente de contratação poderia praticamente colocar papel nas paredes do escritório com essas respostas muitas vezes repetidas e pode ver através de sua resposta ensaiada.

Sua melhor aposta é ser honesta. O compromisso perfeito é dar um giro positivo na sua fraqueza, sem parecer perfeito demais. "Explique sua fraqueza e como você pode gerenciá-la", sugere Goldstein. Por exemplo, você pode dizer que às vezes você tende a trabalhar de forma muito independente, então, para corrigir isso, você faz questão de consultar seu gerente antes Tomar decisões importantes sem informações. Mostre que você é um solucionador de problemas seguindo as etapas que você tomou para combater essa falha. E não se esqueça de apontar como a qualidade também tem um efeito positivo: neste exemplo, você está um líder que gosta de se apropriar de projetos.

Uma ressalva: apenas certifique-se de não tentar explicar como você melhorou em uma falha que faz você parecer francamente incompetente, como problemas em cumprir prazos, ou uma falta de julgamento que custa dinheiro para a sua empresa.

4. A pergunta do salário de início precoce

Normalmente, a questão salarial vem depois, mas, às vezes, um gerente de contratação a lança na primeira reunião. Afinal, o objetivo deles é contratar a melhor pessoa possível que esteja dentro do orçamento prescrito pela empresa.

Como você se mantém na corrida se a questão do dinheiro chegar cedo? Há duas opções que você pode tentar, dependendo da situação em que você está: Desvie a pergunta para outro momento ou nomeie um número no intervalo mais alto.

Para a primeira opção, pergunte se você poderia esperar até uma data posterior para discutir o salário. Digamos que você esteja incrivelmente interessado no papel, mas que preferiria discutir a compensação quando ambos tiverem determinado que você é o candidato certo para o cargo.

No entanto, diz Goldstein, "sua resposta deve refletir o fluxo da entrevista." Se possível, forneça um número que esteja no limite superior da faixa salarial declarada da sua posição. Antes de nomear seu preço, procure taxas padrão da indústria para posições semelhantes em sites como Salary.com e Glassdoor.com.

5. "Imagine você ..." (a situação hipotética)

Outro gerente de contratação favorito? Perguntar a um entrevistado uma questão baseada em cenário para ver como ele lidaria com uma situação específica. Por exemplo:
• Como você reagiria se um membro da equipe não estivesse contribuindo para um projeto?
• Imagine que você tem um prazo e está ficando sem tempo. O que você faria?

Sua técnica em responder a esse tipo de pergunta é quatro: Primeiro, conheça o trabalho para o qual você está se candidatando e as habilidades necessárias (ou desejadas). Em seguida, pense em um momento em que você encontrou uma situação semelhante, mesmo que não seja exatamente a mesma que está sendo configurada para você. Depois, caminhe calmamente com seu entrevistador para saber como você lidou com a situação e qual foi seu pensamento.

Por exemplo, em resposta à primeira pergunta acima, o site de carreira redstarresume.com aconselha você a tentar uma resposta como esta:

“Infelizmente, já estive nessa situação antes, e isso foi prejudicial para toda a equipe. Primeiro, eu tentaria uma comunicação honesta. O que eu descobri é que quanto mais você ignora o problema, pior ele pode ficar. Falar com o funcionário de maneira não conflituosa é a melhor abordagem. Muitas vezes, a razão pela qual um membro da equipe não está contribuindo se resume em não entender o trabalho ou o que se espera dele. Dessa forma, eu sou, pelo menos, capaz de descobrir a causa do problema e trabalhar em direção a uma solução ".

Dessa forma, você está expondo tanto sua experiência anterior quanto suas habilidades de solução de problemas.

6. Inquietações aparentemente inócuas sobre sua vida pessoal

"Quais são os seus hobbies?" É uma pergunta aparentemente inocente que permite uma visão da sua personalidade e pode ajudar a determinar se você é material da empresa. Por exemplo, se você e o entrevistado desfrutam de tênis de mesa ou montanhismo, esse é um interesse comum. pode fazer você se destacar.

Só não fique muito entusiasmado. Sabemos de um candidato que foi preterido para um emprego porque ele parecia mais animado com seu trabalho do que com o trabalho para o qual ele estava entrevistando.

Se você é uma mãe, você pode não ter o luxo de me "tempo." Você pode ser tentado a jorrar sobre seus filhos, mas resistir ao impulso. "Deixe sua vida pessoal fora de sua resposta", diz Goldstein. Legalmente, os empregadores não devem discriminá-lo se você tiver um cônjuge ou filhos. No entanto, isso não significa que eles não vão.


Se lhe perguntarem o que você gosta de fazer no seu tempo livre, sinta-se à vontade para mencionar um hobby totalmente separado do trabalho, mas que mostre sua criatividade (como a fotografia) ou persistência (como correr maratonas).

7. "Você tem alguma pergunta para mim?"

Sempre, sempre tenha perguntas para o seu entrevistador. E sim, você será julgado pela quantidade de pesquisas que fez sobre eles e a empresa, assim como sua consideração. Algumas boas regras práticas: pesquise seu entrevistador e os trabalhos que realizaram no passado. No mínimo, leia os comunicados de imprensa recentes que a empresa escreveu ou os novos produtos que eles lançaram. Depois, fique presente e engajado durante toda a entrevista para que você tenha perguntas relevantes para fazer no final.

Há também algumas questões de maior sucesso para trazer. Pergunte sobre os maiores desafios que a empresa enfrenta atualmente, diz Goldstein. Sua resposta lhe dará uma noção de como você poderia fazer parte da solução.

Outras perguntas perspicazes incluem: “O que você considera as melhores e piores características deste trabalho?” E “Como você imagina que esse papel irá evoluir com o tempo?” Fique longe de questões que envolvam compensação, o prazo do processo de entrevista e outros candidatos que possam ter se candidatado.

8. Entrevista de velocidade

Uma pequena entrevista não significa uma entrevista ruim. Recentemente, por exemplo, a Pizza Hut estava realizando entrevistas de emprego segundo o 140!

Mas por que entrevistas rápidas parecem ser mais comuns? Pode ser que os empregadores estejam realmente ocupados e não tenham o luxo de conversar por uma hora, diz Goldstein.

Outro motivo: as primeiras impressões podem ser feitas relativamente rápido. Um estudo da NYU mostrou que as impressões são feitas nos primeiros sete segundos da reunião. O que significa que você não precisa estar no escritório de alguém por uma hora para ela decidir que você está certo para o trabalho.

Mais de Learnvest:

8 coisas que não valem o dinheiro

10 maus hábitos que são realmente bons para você

Como o pensamento negativo pode melhorar suas finanças