
Os gatos fraturam os dentes com menos frequência que os cães.
Quando o gatinho quebra um dente, a diferença entre salvar o dente através do canal radicular ou perder o dente devido à extração depende da rapidez com que a fratura é tratada, de acordo com a American Veterinary Dental College. Qual é o melhor é baseado no seu orçamento e na profundidade da fratura.
Causas
Em geral, os gatos acabam com um dente fraturado devido a algum tipo de colisão, e não como resultado de morder algo firme que causou a fissura. De acordo com Pet Place, a fratura dentária pode ser o resultado de um atropelamento e fuga com um veículo, uma queda de um lugar alto ou um ataque de outro animal.
Os sintomas
O problema complicado com a identificação de um dente fraturado é que os gatos com esta doença muitas vezes não mostram sinais externos de dor. Isso não significa que não haja desconforto. De acordo com Pet Place, um dente fraturado é bastante doloroso, mesmo se o gato não apresentar sintomas físicos. Se o seu gato tiver sofrido traumatismo craniano ou mandibular, é melhor observar os seguintes indicadores: aumento da timidez da cabeça, falta de disposição para permitir a cabeça acariciar e coçar como antes, deixar cair comida quando mastigar e dificuldade em mastigar os alimentos. Como a maioria dos gatos não tolera exames bucais sem restrição, um exame dentário profissional é necessário para determinar se uma fratura está presente.
Anatomia Dentária
A anatomia do dente de gato fornece ainda outra razão pela qual o cuidado imediato de uma fratura significa a diferença entre salvar e perder o dente. Enquanto o dente de um gato é composto de três camadas destinadas a proteger o interior do dente, as duas primeiras camadas são relativamente finas. A primeira camada é o esmalte - a cobertura branca vista a olho nu. A segunda camada é a dentina. Abrange a polpa, que contém as artérias, veias, nervos e tecidos conectivos que são altamente sensíveis, de acordo com Pet Place. Esta polpa é o sistema pelo qual os dentes crescem, de acordo com o American Veterinary Dental College. Em um dente de gato, a polpa se estende até quase a ponta final do dente, de acordo com o Vet Info. Isso significa que qualquer fratura - mesmo que pequena - pode resultar em polpa sensível exposta a uma possível infecção, de acordo com o American Veterinary Dental College.
O que é um canal radicular?
Em termos mais formais, um canal radicular é referido como um procedimento endodôntico. Endodôntico refere-se à área interior do dente que abriga a polpa dentro do que é essencialmente um canal. Daí o termo mais familiar do canal radicular. Quando um dente é fraturado, a polpa pode ficar infectada. Em um canal radicular, a polpa é removida para evitar novas infecções e eliminar a dor associada. O canal vazio é então preenchido com um material inerte e coberto com uma coroa, de acordo com o American Veterinary Dental College.
Diagnóstico
Uma avaliação precisa da condição do dente requer a ajuda de um veterinário. Seu gatinho provavelmente terá que passar por anestesia, já que a maioria dos gatos não tolera exames orais que incluam o tipo de sondagem que você faz no dentista, bem como os raios-X. Para certificar-se de que seu gato é fisicamente capaz de ser submetido, o veterinário provavelmente pedirá um exame de sangue e urinálise para determinar a saúde geral do gatinho, de acordo com Pet Place.
Custo
Sempre que os cuidados veterinários são necessários, pode-se esperar que a necessidade seja imergida em seus recursos financeiros. Isto é particularmente verdadeiro no que diz respeito aos cuidados especializados envolvendo procedimentos odontológicos felinos. De acordo com o Veterinary Dental Center, um canal radicular felino custa entre $ 500 e $ 600, enquanto uma extração custa $ 300 para $ 400. Dependendo da clínica, esse número pode ou não incluir o custo do exame de sangue e do exame de urina que a maioria dos veterinários exige antes da anestesia. De acordo com How Much Is It, um site que reúne índices nacionais de preços para uma variedade de produtos e serviços ao consumidor, o trabalho básico de sangue para um felino varia de US $ 60 a US $ 150. Alguns planos de seguro de saúde para animais oferecem cobertura para limpezas dentárias, canais radiculares e extrações dentro de parâmetros semelhantes aos disponíveis na cobertura odontológica para humanos, com procedimentos preventivos cobertos em taxas mais altas do que os procedimentos necessários devido à cárie dentária ou danos como canal radicular.
Vale a pena?
A decisão de tentar salvar o dente de um gato através do canal radicular é uma coisa que você, como o cuidador humano deve fazer. De acordo com a Faculdade de Medicina Veterinária da Universidade de Cornell, os gatos têm 30 dentes permanentes no momento em que atingem a idade adulta. Apenas cerca de 10 por cento da população felina não experimenta nenhum desafio dental durante a sua vida, de acordo com Daniel Carmichael, especialista em odontologia do Centro de Assistência Veterinária Especializada. No entanto, de acordo com Cornell, a maioria dos problemas dentários felinos é melhor tratada por extração. Essa opinião varia em toda a comunidade veterinária, com os especialistas em atendimento odontológico felino que favorecem o uso da terapia do canal radicular. Como apoiado pelo My Pets Dentist, os dentes têm uma função vital para os gatos e é benéfico salvá-los quando possível. Ao tomar a decisão, não deixe de consultar um veterinário em quem você confia. De acordo com o American Veterinary Dental College, quase 95 por cento dos canais radiculares felinos são bem sucedidos, embora o valor de ter seu gatinho obter um canal radicular depende da condição do dente antes do procedimento. Se o seu veterinário acha que pode valer a pena salvar e você está disposto a pagar pelo procedimento, pode ser sua melhor opção para ajudar seu gatinho a manter o maior número de dentes possível.




