Empregadores Vs. Empregados Em Segurança No Trabalho

Autor: | Ultima Atualização:

Uma lesão no trabalho pode interferir na sua capacidade de fazer o seu trabalho.

Empregadores e empregados têm todos os motivos para se preocuparem igualmente com a segurança no local de trabalho, tanto por motivos de autoproteção quanto por preocupação básica com o bem-estar dos outros. Infelizmente, isso nem sempre é o caso na prática. Quando uma empresa desconsidera os padrões de segurança no local de trabalho, a lei federal oferece proteção aos funcionários que se manifestam.

Responsabilidade do empregador

A Administração de Segurança e Saúde Ocupacional, uma divisão do Departamento de Trabalho dos EUA, exige que todos os empregadores mantenham seus locais de trabalho livres de quaisquer riscos de segurança conhecidos e que sigam todos os regulamentos de segurança estabelecidos. Os empregadores devem treinar funcionários em políticas de segurança e inspecionar regularmente todas as ferramentas e áreas de trabalho para garantir sua segurança. Riscos potenciais devem ser rotulados de alguma maneira facilmente reconhecida, por exemplo, colocando um sinal vermelho de "cuidado" ao lado de um objeto perigoso. Empresas com 10 ou mais funcionários também são obrigadas a manter um registro de lesão, com exceção de empresas em setores com poucos riscos conhecidos. Muitas indústrias têm requisitos de segurança adicionais específicos para essa indústria.

Violações

Quando a OSHA recebe uma reclamação sobre uma alegada violação de segurança, ela pode enviar um responsável pela conformidade para realizar uma inspeção. Se a inspeção encontrar evidências de violações de segurança, a OSHA emitirá uma citação exigindo que a empresa conserte o problema. A OSHA também tem o poder de multar empresas que estão em violação. Alguns funcionários relutam em relatar violações por medo de retaliação por parte de seus empregadores, de modo que a lei federal oferece proteção aos denunciantes.

Empregados Protegidos

O Guia de Leis do Funcionário do Departamento do Trabalho lista vários estatutos federais que protegem os funcionários que relatam violações nos padrões de segurança. Todos os funcionários são protegidos pelos regulamentos da OSHA, mas a lei federal também protege os funcionários dos setores de transporte, contêiner, nuclear, asbesto, financeiro e ferroviário, bem como os trabalhadores que denunciam violações nas regulamentações ambientais ou de segurança de produtos. Os empregadores que tiverem retaliado contra um delator de funcionários podem ser obrigados a reintegrar o empregado com salários atrasados, custas judiciais e outras despesas.

Ações proibidas

A retaliação é definida pelo Departamento do Trabalho como qualquer "ação adversa" em resposta à reclamação de segurança do funcionário. Uma ação adversa é qualquer coisa que tenha impacto negativo na carreira do funcionário. Isso pode ser algo óbvio, como demitir, rebaixar ou disciplinar o funcionário, ou algo menos óbvio, como a transferência para um projeto sem saída ou a informação a outros empregadores em potencial sobre as ações do funcionário para sabotar sua carreira. Se você acredita ter sido retaliado por uma reclamação de segurança, entre em contato com a OSHA para obter assistência.