É Melhor Vender Ações Antes Que A Empresa Fale?

Autor: | Ultima Atualização:

Nunca é divertido quando você possui ações em uma empresa que está caindo em direção à falência. Dia a dia, você observa o valor do seu investimento encolhido junto com o preço da ação. Se há algum consolo, é que o estoque não pode cair abaixo de zero. E provavelmente chegará a zero. A Securities and Exchange Commission (SEC, a comissão de valores mobiliários dos Estados Unidos) adverte que ações de empresas falidas geralmente acabam sem valor, então se você puder vender antes que a empresa chegue ao fundo, você pode querer fazê-lo.

Tipos de falência corporativa

O Código de Falências dos EUA oferece a uma empresa com falha duas opções: Capítulo 7 ou Capítulo 11. Quando uma empresa pede falência no capítulo 7, isso significa que a festa está oficialmente encerrada. A empresa venderá todos os seus ativos, pagará as dívidas que puder, apagará as luzes e deixará de existir. Em um caso de falência do Chapter 11, a empresa continua operando, mas reorganiza suas operações.

No final da linha

Quando uma empresa de qualquer tamanho quebra, o tribunal de falências não está lá para garantir que o dono da empresa seja cuidado. É preciso garantir que os credores - aqueles que são devidos pelo negócio - sejam atendidos. Quer seja uma falência de liquidação ou uma reorganização, a principal preocupação é pagar o máximo possível da dívida, depois apagar as dívidas que não podem ser pagas. Todos com uma participação na empresa essencialmente entram na fila, e o tribunal providencia para que eles sejam pagos de acordo com quanto risco eles assumiram. As últimas pessoas que receberão algum dinheiro da empresa são os proprietários do negócio - aqueles que assumiram o maior risco. Acionistas, é claro, são os proprietários do negócio. Eles são pagos apenas se sobrar dinheiro depois de pagar as dívidas. Mas adivinhe: se houvesse dinheiro suficiente para cuidar de todos os credores, a empresa não precisaria entrar em falência.

Vendendo enquanto você pode

Se você tivesse uma bola de cristal e soubesse que uma empresa estava indo para a bancarrota do Capítulo 7, sua melhor aposta seria vender enquanto ainda podia. Seu estoque se tornará inútil e não há chance de obter dinheiro dos ativos da empresa. Se a empresa está vinculada ao Capítulo 11, há um vislumbre de esperança, mas é fraco. A SEC diz que os planos de reorganização geralmente envolvem o cancelamento do estoque. Em alguns casos, porém, a empresa reorganizada pode emitir ações totalmente novas, e você pode ter a chance de trocar suas ações antigas por novas. Infelizmente, você não pode prever o futuro com 100 por cento de confiança, então sua decisão de vender dependerá da sua avaliação de para onde a empresa está indo.

Encontrando um Comprador

É claro que vender ações de uma empresa que está desmoronando pode ser mais fácil de dizer do que fazer. Pergunte a si mesmo se você gostaria de comprar ações de uma empresa que você sabe que vai à falência. Decidir se você deve vender nada mais é do que um exercício intelectual, a menos que você possa realmente encontrar um comprador, e a razão pela qual os preços das ações afundam é que há mais pessoas procurando vender do que comprar. Você ainda pode encontrar alguém disposto a arriscar que as ações retenham algum valor ou serão convertidas em ações de uma empresa reorganizada. Mesmo se você conseguir um níquel por ação, isso ainda é mais do que nada. Ou, se o investimento já perdeu quase todo o seu valor, você pode decidir se arriscar.