Técnicas De Entrevista De Investigação

Autor: | Ultima Atualização:

As técnicas de entrevista de investigação procuram separar o engano da verdade.

Uma entrevista é uma conversa que ocorre para descobrir conhecimento e informações sobre uma investigação específica. Um gerente de contratação pode entrevistar um candidato a emprego para obter informações sobre qualificações e habilidades para tomar uma decisão de contratação. Um auditor pode entrevistar um gerente de contabilidade e a equipe para obter informações sobre inconsistências contábeis. Um detetive de polícia pode entrevistar um suspeito criminal para tentar determinar a verdade sobre o que aconteceu e quem cometeu um crime. As entrevistas de investigação podem ter tons não ameaçadores ou acusatórios, dependendo da natureza da investigação: casual, séria ou criminosa.

Estabelecendo harmonia

Estabelecer o relacionamento com o entrevistado é uma técnica básica de entrevista de investigação, seja uma entrevista de emprego, uma entrevista de auditoria de negócios ou uma entrevista de investigação criminal. O rapport pode ter tons diferentes, dependendo do objetivo da entrevista. Um empregador entrevistando um candidato a emprego pode querer apresentar a empresa sob a melhor luz e colocar o candidato à vontade com um relacionamento amigável e profissional. Um auditor contábil independente contratado pelo proprietário da empresa para investigar as discrepâncias contábeis pode precisar estabelecer um relacionamento limitado para manter a natureza da investigação o mais secreta possível ao examinar os registros.

Técnica de tema de entrevista de Morgan

O criador do Morgan Interview Theme Technique, ou MITT, foi Raymond Morgan, um investigador da lei e profissional de treinamento. O MITT usa uma série de esboços 42 com os entrevistados, mostrando-lhes um esboço, pedindo-lhes para contar uma história sobre cada esboço e observando suas reações físicas e verbais. Esboços retratam cenas aleatórias, crimes não-violentos, crimes violentos, crimes sexuais, cenas de apreensão e cenas de pessoas expressando culpa e remorso. Os entrevistados geralmente projetam indicadores de veracidade ou decepção quando mostram esboços do MITT, permitindo que o entrevistador foque melhor a entrevista em áreas onde parece que o entrevistado está mentindo ou tem ansiedade. MITT é comumente usado em investigações criminais.

Técnica de entrevista de avaliação forense

A técnica de entrevista de avaliação forense, ou FAINT, usa pistas verbais e não verbais para avaliar o engano ou veracidade do entrevistado. As pessoas que estão tentando enganar o entrevistador usam declarações evasivas e falta de detalhes. A linguagem corporal desempenha um papel importante nessa técnica, com sinais de abertura, como mãos sobre a mesa e pernas descruzadas com os dois pés no chão, como indicadores de veracidade e linguagem corporal negativa, como braços cruzados, mãos nos bolsos ou inclinados ou virados. longe do entrevistador como sinais de decepção.

Análise Forense

Um entrevistador pode pedir uma declaração por escrito da pessoa que está sendo entrevistada em vez de ou além de perguntas verbais. A declaração é então revisada para precisão. A análise de declarações forenses usa os critérios 19 para avaliar a declaração escrita de um entrevistado para diferenciar a verdade da fabricação. Os critérios incluem estrutura lógica, quantidade de detalhes, uso de detalhes supérfluos e admitir falta de memória. Um dos desenvolvedores da análise de declarações, Avinoam Sapir, descobriu através de sua pesquisa que os indivíduos que são enganosos geralmente se expressam rapidamente para evitar a questão central; assuntos verdadeiros dão declarações mais detalhadas e demoradas.