
As perguntas da entrevista variam dependendo do tipo de escola à qual você está se candidatando.
Ensinar inglês como segunda língua pode parecer uma festa enquanto você joga uma charada de uma mulher para se comunicar com seus alunos que não falam inglês. Um trabalho tão potencialmente divertido e gratificante é aquele que você vai querer ter na bolsa, então se preparar para a entrevista é fundamental. Antecipar os tipos de perguntas que provavelmente lhe serão feitas ajudará você a realizar sua próxima entrevista com calma.
Qualificações e Certificações
Uma das primeiras ordens de negócios em sua próxima entrevista será suas qualificações e certificações. Seu potencial empregador vai querer saber se você tem um diploma e, em caso afirmativo, se é em inglês, lingüística ou educação. Embora um diploma em biologia marinha possa ser impressionante, ele não cortará a mostarda em muitas escolas, mesmo que você fale inglês melhor que a rainha Elizabeth. Para trabalhos de ensino de ESL em escolas públicas de ensino fundamental e médio nos Estados Unidos, você precisará assegurar que o entrevistador seja certificado pelo conselho de educação do seu estado. Empregos no exterior muitas vezes exigem uma certificação TESOL, ou no caso de cargos universitários, um grau terminal, como um Ph.D. na lingüística aplicada.
Experiência de Ensino
Muitos empregos de ESL exigem experiência prévia de ensino, e a escola certamente perguntará sobre isso durante a entrevista. Ao responder, inclua também a experiência relacionada. Por exemplo, você pode mencionar o trabalho voluntário que fez ajudando os refugiados a se adaptar à vida nos Estados Unidos ou ao seu trabalho em um orfanato no exterior. Omitir o tempo que você trabalhou como uma máquina de lavar louça em um restaurante e ajudou o garçons para pronunciar corretamente a palavra "marisco". Você pode ser questionado sobre o que aprendeu com suas experiências de ensino anteriores. Esta é uma excelente oportunidade para você descrever como aprendeu a lidar com as necessidades dos alunos de segunda língua com habilidades variadas ou a adaptar um currículo para atender às necessidades individuais de alunos adultos. Você provavelmente também terá a chance de contar como se comunicou de forma criativa com as turmas compostas de alunos que falam idiomas diferentes.
Pedagogia
Entrevistadores que estão familiarizados com as diversas técnicas que um professor pode usar para ensinar ESL - e nem todos são - provavelmente farão perguntas sobre atividades específicas que você fez em sala de aula e como você lida com problemas específicos que podem surgir. O entrevistador pode querer saber como você trabalha com os alunos na redução do sotaque, quais as competências linguísticas que você considera mais importante priorizar com um determinado grupo de alunos ou como ensina os alunos sem nenhum conhecimento de inglês. Tenha em mente respostas específicas, dizendo ao entrevistador: "Eu apenas saio com o fluxo" ou "O que quer que eles sintam que estão aprendendo", vai colocar suas informações de contato na lixeira mais próxima depois que você sair.
Experiência Extracurricular e Habilidades
As perguntas da entrevista não se limitarão a perguntas sobre o aprendizado da segunda língua. Muitas escolas querem saber se você pode treinar atividades extracurriculares, trabalhar com alunos de várias idades ou viajar para locais de trabalho pela cidade. Conte histórias que demonstrem sua flexibilidade e tenacidade, como o tempo em que você assumiu o papel de líder de torcida quando sua escola estava em apuros, mesmo que suas tentativas jovens de carroças sempre o deixassem deitado em uma pilha triste no chão.
Experiência cultural
Um entrevistador pode querer saber sobre os desafios culturais que você enfrentou ao trabalhar com alunos de ESL. Apresente-os de maneira positiva, deixando de fora a história da vez em que, inadvertidamente, você disse a uma mãe de histeria histeria que seu filho havia sido esfaqueado quando, na realidade, ele havia sido cutucado com um lápis. Se você estiver se candidatando a um emprego no exterior, a escola quase certamente desejará saber sobre qualquer experiência anterior que tenha vivido em outro país, pois essa experiência garante que você não será facilmente vítima de choque cultural quando encontrar um pé de galinha. na sopa e compre um ingresso para casa antes que seu contrato termine.




