
As ações em tesouraria consistem em ações recompradas dos investidores.
As empresas públicas não estão necessariamente no negócio de cronometrar o mercado de ações, mas ocasionalmente fazem uma boa chamada. Uma empresa às vezes compra de volta ações em circulação de investidores quando acredita que o preço de suas ações é muito baixo ou por várias outras razões. Essas ações são chamadas de ações em tesouraria. Se a empresa posteriormente vender suas ações em tesouraria por mais do que seu custo, ela acrescentará algum dinheiro extra aos seus cofres e aumentará o valor para os acionistas.
Impacto no dinheiro
Quando uma empresa revende suas ações em tesouraria, ela embolsa a diferença entre o preço de compra inicial e o preço de venda subseqüente. Esse valor aumenta sua conta de caixa no balanço. Por exemplo, suponha que uma empresa compre 10 milhões de ações por $ 10 e depois as venda por $ 15 por ação. Sua conta em dinheiro aumentaria em US $ 50 milhões, ou US $ 150 milhões em receita de vendas, menos o custo de US $ 100 milhões.
Impacto no Patrimônio Líquido
A operação de venda de ações em tesouraria tem o mesmo efeito no patrimônio líquido total da companhia no balanço patrimonial: O patrimônio líquido aumenta pela diferença entre o produto da venda e o valor da compra. Isso beneficia todos os acionistas porque o patrimônio líquido representa o valor contábil da participação agregada de todos os acionistas da empresa. Usando o exemplo anterior, o patrimônio líquido da empresa aumentaria nos mesmos US $ 50 milhões.
Efeito na demonstração de resultados
Embora pareça que a empresa fez um “lucro” em sua transação com ações em tesouraria, não é tecnicamente um lucro ou ganho no sentido contábil. Os lucros e ganhos referem-se a transações nas operações de uma empresa e investimentos em outras empresas. Quando uma empresa compra e vende ações em tesouraria, ela essencialmente compra e vende um pedaço de si mesma. O negócio, portanto, não tem impacto sobre seu lucro na demonstração de resultados. No exemplo anterior, os $ 50 milhões feitos no acordo não aparecerão na demonstração de resultados.
Considerações
Embora o valor contábil do patrimônio líquido aumente quando uma empresa vende ações em tesouraria a um preço mais alto, a participação percentual de cada acionista na empresa diminui. Isso ocorre porque as ações em tesouraria que foram vendidas aumentam o número de ações ordinárias em circulação. Como e se isso afeta o preço das ações da empresa depende de vários fatores, como o plano geral de recompra de ações da empresa e quanto dinheiro a empresa fez em determinada transação.




