Seu amor pelos animais pode interferir na vida familiar.
O equilíbrio entre vida pessoal e profissional é uma preocupação crítica para muitas mulheres quando escolhem uma carreira. Se você já tem uma família ou planeja os filhos no futuro, é vital saber se o seu trabalho acomodará suas responsabilidades domésticas. O trabalho veterinário é demorado e exigente, mas é possível fazê-lo funcionar em determinadas circunstâncias.
Longas horas
Ser veterinário pode ser muito demorado em certas configurações. Os animais não ficam doentes e muitos veterinários, especialmente no início de suas carreiras, são obrigados a trabalhar durante as noites e fins de semana por meio de suas práticas. Outros podem achar que os dias de rotina se tornam mais longos em situações de emergência, ou viajam para chamadas domésticas ou de celeiro. Isso pode levar a algo tão simples quanto a falta de jantares em família ou um ressentimento mais sério em seu casamento.
Incerteza
Mesmo se você não estiver realmente em turno no escritório, talvez seja necessário estar de plantão. Um dos piores aspectos de estar de plantão pode ser a incapacidade de se comprometer com qualquer outra atividade. Você pode querer assistir a uma partida de futebol de seu filho ou a um concerto da escola, mas não há garantia de que você ainda estará lá no final, e seu parceiro ou outro adulto terá que ser capaz de aproveitar a folga para você.
Estresse
De forma perturbadora, alguns estudos 19 de diferentes partes do mundo descobriram que os veterinários têm uma taxa de suicídio mais alta do que a população geral. Uma revisão dos estudos feitos por pesquisadores da Universidade de Oxford, publicados na "Occupational Medicine" em 2010, mostrou uma taxa de suicídio entre os veterinários do Reino Unido três vezes maior que a da população em geral. A maioria dos estudos revisados indica que isso se deve aos altos níveis de estresse e burnout, e alguns veterinários relatam um nível mais alto de depressão relacionado ao estresse no trabalho. Os pesquisadores também descobriram que a depressão relacionada ao trabalho é mais difundida entre mulheres do que homens. Estes dados indicam uma grande preocupação para as mulheres que podem querer deixar as suas preocupações de trabalho no escritório, uma vez que equilibram uma carreira veterinária com a vida familiar.
Soluções
Alguns veterinários relatam sucesso com um cronograma de meio período ou trabalhando ad-hoc como alívio de férias para práticas veterinárias locais. Isso lhes dá menos acesso à progressão na carreira, mas os coloca mais no comando de sua própria programação. Se você preferir ficar na prática em tempo integral, construir uma equipe de suporte altamente competente ao seu redor pode ser a chave para usar seu tempo com mais eficiência. Se um técnico de confiança pode preparar animais para cirurgia ou participar de uma série de casos, você pode se concentrar em usar seus conhecimentos onde for mais relevante e esperançosamente sair do escritório a tempo.