Como Ensinar Um Cão A Não Se Proteger Contra Outros Cães

Autor: | Ultima Atualização:

A linguagem corporal diz o que seu cão provavelmente fará em seguida.

A guarda é um instinto natural para os cães. As raças Guardian, como aquelas criadas para proteger o gado como os pastores alemães, são particularmente propensas a exibir esse comportamento, mas todos os cães têm uma tendência de proteção. Embora seja reconfortante saber que ele tem a sua volta, ter o seu cão guarda contra outros cães pode ser um aborrecimento.

Observe seu comportamento e determine seus limites de tolerância. Alguns cães podem latir ou rosnar em outro cão assim que os encontrarem, outros podem simplesmente olhar para eles antes de mostrar os dentes. A quantidade de tempo e distância que seu cão dá a outro antes de ficar nervosa com ele determina seu limite de tolerância. O limite de tolerância é diferente para todos os cães. Alguns cães só podem vigiar quando outro cão chega perto de você, outros entram em ação se um cachorro chegar perto do portão do quintal. É importante também descobrir o que ele está guardando. Cães podem guardar seus brinquedos, sua comida, pessoas ou todos os três.

Anote os sinais que precedem a guarda. Por exemplo, ele pode lamentar-se, picar os ouvidos ou ir direto ao assunto de mostrar o quão duro ele é. É importante conhecer esses sinais para que você possa reagir prontamente para desencorajá-lo.

Estabelecer uma cena de treinamento controlado. Remova todas as distrações, como comida, e desligue a televisão. Providencie um amigo para vir com seu cachorro. Use apenas um cão que seja passivo e bem socializado.

Passeie seu cachorro pelo ambiente de treinamento. Este pode ser o quintal, ou em casa, se o seu limite de tolerância é muito baixo.

Dê muitos elogios verbais enquanto ele for passivo. Mesmo que ele ainda não tenha visto o outro cão, recompense seu comportamento passivo. Isso ensina o cão que, quando ele é passivo, ocorre uma boa consequência.

Continue a elogiá-lo enquanto o outro cachorro aparece.

Monitore sua linguagem corporal. Remova o elogio e a confusão assim que ele mudar para o modo de guarda. Use a guia para afastá-lo. Não tente mandá-lo parar ou gritar com ele. Essa mudança em seu comportamento fará com que o cão pense que você está alarmado e o encorajará a guardá-lo mais.

Repita o exercício mais três vezes. Caminhe-o novamente se ele proteger o outro cão. Recompense-o com uma comida, elogie e faça barulho no momento em que ele permitir que o cão ultrapasse seu limite de tolerância original. O limite de tolerância pode ser o portão ou a porta da casa. Com a repetição suficiente, o seu cão vai aprender que, quando passivo na presença de outros cães, ele recebe os estímulos positivos de barulho e louvor. Mas quando ele guarda, esses estímulos positivos são removidos. Isso é chamado de punição negativa.

Itens que você precisará

  • Trela
  • Trata