A cama do seu cão deve ser macia o suficiente para fornecer amortecimento para os quadris doloridos.
É desconcertante perceber que seu precioso animal de estimação está sentindo dor. Normalmente, as causas da dor no quadril são artrite ou displasia da anca. Embora nenhuma condição seja curável, a boa notícia é que você pode fazer muito para aliviar o desconforto do cão que complementará a medicação que seu veterinário fornece.
Perda de peso
Isso pode parecer óbvio, mas a maioria dos cães que sofrem de artrite são idosos, embora a displasia da anca possa afetar um cão em qualquer idade. Seu cão mais velho também é menos ativo, o que contribui para o excesso de peso. Excesso de peso afeta diretamente a quantidade de tensão colocada nas articulações do cão, e isso pode piorar a dor no quadril. Fale com seu veterinário sobre opções de perda de peso, incluindo uma dieta especializada e exercícios de baixo impacto, como natação e hidroterapia.
Calor
A dor no quadril piora durante o tempo frio, por isso é importante manter as juntas quentes e o casaco seco. Certifique-se de que a cama é macia o suficiente para proporcionar um pouco de amortecimento, mas não de tanto amortecimento que dificulte a manobra e a elevação do cão da almofada. Se você mora em uma região fria, considere investir em uma cama de cachorro aquecida. Como uma medida de curto prazo, prepare uma garrafa de água quente envolvida em uma toalha grossa para evitar que o cachorro se queime e coloque-a sob a camada superior da cama em um lado da cama. Alternativamente, aplique a bolsa de água quente no quadril dolorido para rajadas curtas de 15 minutos de cada vez
Massagem
Manter os músculos soltos ao redor da articulação ajuda a aliviar a dor no quadril do seu cão. Massageie suavemente a área ao redor da articulação, usando as pontas dos dedos em um movimento circular por até 10 minutos de cada vez. Observe atentamente o seu cão para ver como ele reage à massagem e pare se ele parecer ferir ou irritar ainda mais o quadril.
Andar na Superfície
Seu cão idoso pode não ser tão ágil em seus pés por mais tempo, e se ela tem dor no quadril, pode ser difícil para ela andar em superfícies duras ou escorregadias. A rigidez muscular causada pelo esforço de andar ou por contusões provocadas por uma queda só piorará sua dor. Ajude-a a recuperar a tração e a reduzir a dureza do piso, colocando carpetes ou tapetes de borracha em áreas onde ela anda regularmente. Se seu cão costuma viajar no carro, compre ou faça uma rampa de carpete para ajudá-la a entrar e sair sem mexer os quadris doloridos.
Suplementos
Cães com dor no quadril podem se beneficiar de suplementos nutricionais como glucosamina e condroitina combinado com manganês. Verifique com seu veterinário para ver se é seguro dar ao seu cão estes suplementos, porque a glucosamina pode ser perigosa para cães com certas condições médicas. Se o veterinário concordar que será benéfico, peça-lhe para recomendar produtos de força medicinal que sejam mais terapêuticos do que os suplementos comumente encontrados em lojas de animais. As células de cartilagem do cão absorvem os ingredientes, que ajudam a sintetizar o líquido encontrado nas articulações e reduzir o estresse. Você também pode consultar um veterinário holístico, que pode ajudá-lo a determinar se alguns medicamentos fitoterápicos fornecerão alívio.