
Orçamento leva atenção regular, mas vale a pena a longo prazo.
Um orçamento pessoal é uma excelente maneira de trazer ordem ao financiamento doméstico. Exige disciplina e comprometimento de longo prazo, mas o orçamento mantém o dinheiro que entra e sai claramente marcado e organizado, de modo que é fácil saber o desempenho do agregado familiar. Orçamento leva trabalho, mas não há ferramentas especiais ou experiência, apenas conhecimento dos gastos e renda da família.
Fazendo um orçamento
Acompanhe todos os gastos das famílias. É importante saber exatamente quanto dinheiro está deixando a casa e para onde está indo. Divida os gastos em categorias e coloque cada despesa em uma categoria. Isso pode ser feito em uma base semanal ou mensal - anual é provavelmente muito pouco freqüente.
Acompanhe o rendimento. Se isso inclui salários de empregos, renda de investimento, lucros inesperados como heranças ou outras fontes, acompanhe todo o dinheiro que entra na casa. Isso ajudará a construir uma idéia do padrão de vida que a família pode pagar.
Estabeleça metas para o futuro. Os objetivos potenciais são férias grandes, uma casa nova ou apenas se tornar financeiramente estável. A ideia do objetivo é fornecer incentivo a longo prazo para manter o controle do orçamento. O objetivo dá foco e uma recompensa clara por aderir ao sistema.
Faça o objetivo atingível. Ao reduzir os gastos e aumentar a renda, acumule dinheiro suficiente para atingir a meta. É preciso disciplina para acompanhar os gastos e renda, e mais disciplina para mudar seu estilo de vida para atingir o objetivo, mas a recompensa vale a pena.
Itens que você precisará
- Informação sobre despesas domésticas
- Informação de renda
- Caneta e papel ou software de planilha
- Opcional: calculadora




