Como Dar Uma Referência Negativa De Maneira Positiva

Autor: | Ultima Atualização:

Inclua comentários construtivos em sua referência

Há ocasiões em que um gerente é contatado por um empregador em potencial e tem que dar uma referência negativa para um empregado atual ou antigo. O potencial empregador precisa saber a verdade sobre o candidato, mas você pode dar uma referência honesta e sincera sem falar mal do funcionário. Ofereça insights para que o gerente de contratação não grave automaticamente o empregado e possa solucionar as deficiências e deficiências.

Evite uma ação judicial

Você deseja dar uma referência negativa de maneira positiva, portanto, um ex ou O funcionário atual não tem motivos legais para processar você ou sua empresa. Mesmo que seus comentários sejam válidos e você possa até ganhar uma ação judicial, geralmente não vale a pena investir nem em tempo. Peça ao funcionário para assinar um formulário de liberação legal que lhe permita compartilhar informações, tanto positivas quanto negativas, com um empregador em potencial. Você nunca sabe se a pessoa que solicita a referência está se passando por um potencial empregador e é realmente um investigador particular, cobrador de dívidas, perseguidor, ladrão de identidade ou ex-cônjuge, de acordo com a Comissão de Trabalho do Texas.

Estado Algo Positivo

Comece com algo positivo ao emitir uma referência escrita ou verbal para um funcionário. Mesmo que o empregado seja um desordeiro ou tenha maus hábitos de trabalho, encontre pelo menos uma ou duas coisas educadas e construtivas para dizer. Você não quer que o gerente de contratação ou o funcionário pense que você tem uma vingança ou um motivo ulterior para sua análise negativa. Concentre-se nos pontos fortes administrativos do funcionário, habilidades tecnológicas ou anos de experiência no setor. Incorporar comentários positivos na conversa vai ajudá-lo a parecer gentil e cooperativo

Mantenha-se profissional

Fique por dentro da linguagem de negócios, comentários relacionados ao trabalho e os fatos quando fizer uma resenha negativa. Você mantém um alto nível de profissionalismo, evitando declarações caluniosas ou grosseiras. Por exemplo, se o funcionário é preguiçoso e improdutivo, diga: "Às vezes, ele tem dificuldade em concluir tarefas e cumprir os prazos". Ou, se o funcionário não trabalhar bem com os outros, diga: "Ele é mais produtivo quando trabalha em tarefas individuais". Você pode provar fatos com testemunhas e documentação, portanto, evite opiniões, juízos de valor e críticas morais, de acordo com a Comissão da Força de Trabalho do Texas.

Seja honesto

Seja honesto sobre as fraquezas do funcionário, mas apresente-as de maneira positiva. Potenciais empregadores percebem que nenhum candidato a emprego é perfeito, então você pode apresentar comentários negativos, explicando como o empregado compensa suas fraquezas. Discuta áreas problemáticas e forneça exemplos concretos, para que o gerente de contratação possa avaliar com precisão se o funcionário tem potencial e precisa apenas de supervisão pesada ou mais treinamento. Você pode dizer: "Ele não tem habilidades organizacionais, mas muitas vezes compensa trabalhando horas extras". Ou, "Ele luta com programas de software de contabilidade, mas está sempre disposto a participar de seminários de treinamento". Evite comparar o empregado a outros trabalhadores e mantenha seus sentimentos pessoais fora da discussão. É perfeitamente legal dar uma referência negativa, desde que seja honesto e preciso, de acordo com o AskaManager.org.