Como Respirar

Autor: | Ultima Atualização:

O mau hálito pode indicar um problema de saúde em seu gatinho.

Enquanto a respiração do seu gato nem sempre cheira bem, se você notar um mau cheiro vindo do seu furbaby boca, pode indicar um problema médico ou dentário grave. Para manter a boca do seu gatinho limpa, a escovação regular pode ajudar a deter odores, assim como uma visita ao veterinário.

Consulte o seu veterinário sobre o mau hálito do seu gato. Algumas doenças resultam em halitose de gatinho, como o vírus da imunodeficiência felina e doença renal, incluindo insuficiência renal crônica. Diabetes faz com que a respiração do seu gato cheire extraordinariamente doce. Problemas gastrointestinais, infecções dentárias e doenças do fígado também podem levar a respiração ofegante. Um exame completo, incluindo um exame de sangue ou urina, pode ajudar a diminuir a causa do mau hálito do seu gato, que deve ser eliminado com o tratamento médico adequado.

Tenha os dentes do seu gato limpos profissionalmente pelo seu veterinário. A principal causa da halitose por gatinhos é a falta de higiene dental. Placa transforma-se em tártaro ao longo do tempo, que se acumula nos dentes do seu gato, especialmente sob a linha da gengiva. Isso leva a cáries, gengivite e infecções bacterianas da boca. Estes problemas dentários causam fétida respiração e exigem um veterinário para limpar toda a placa bacteriana e tártaro sob anestesia para remediar o mau hálito do seu gato.

Escove os dentes do seu gato diariamente. A maioria das lojas de animais e veterinários carregam escovas de dentes especiais para gatos com cerdas macias e creme dental para gatos com sabor de carne. Suavemente esfregue a pasta nos dentes do seu gato com a escova para remover o acúmulo de placa, melhorando a respiração do seu bebê. Comece a sua rotina dentária lentamente, primeiro esfregando a pasta nos dentes com o dedo e depois com a escova. Dê ao seu gatinho muitas guloseimas, de preferência guloseimas dentais crocantes, depois de uma limpeza para recompensá-lo pelo bom comportamento.

Alimente seu gato crocante. Alguns fabricantes de alimentos para animais de estimação fazem comida de gato seco especificamente para a remoção de tártaro e placa bacteriana dos dentes. Como o gato mastiga, o croquete ajuda a esfregar a superfície dos dentes limpos, levando a respiração mais fresca do gatinho. Pergunte ao seu veterinário sobre dietas prescritas para gatos com problemas dentários.

Adicione uma gota ou duas de suco de limão sem açúcar na tigela de água do seu gato, recomenda o Vetinfo. O limão ajuda a melhorar a respiração do seu gato, neutralizando bactérias causadoras de odor na boca.

Misture um pequeno raminho de salsa na comida do seu gato a cada poucos dias. A salsa é incluída em guloseimas especialmente feitas para refrescar a respiração do seu gato, e possui propriedades redutoras de odor.

Aplique clorexidina 0,12 por cento na boca do seu gato por uma a duas semanas, recomenda o PetPlace. Você precisará de uma prescrição do seu veterinário para este medicamento, que ajuda a reduzir a inflamação e as bactérias na boca do seu gato

Itens que você precisará

  • Toothbrush
  • Toothbrush
  • Deleites dentais
  • Dental alimento de gato seco específico
  • Suco de limão
  • Salsa
  • 0.12 por cento de clorexidina

Dicas

  • Alguns gatos sofrem de uma forma muito dolorosa de inflamação da gengiva chamada estomatite plasmocítica gengivalite linfocítica, uma condição que pode causar respire em gatos e pode até resultar no gato se recusar a comer. Requer cuidados veterinários e supervisão, de acordo com os Especialistas em Manhattan Cat.
  • Muito raramente, um gato pode ingerir suas próprias fezes, uma condição conhecida como coprofagia, que pode causar mau hálito, segundo PetWave. Isso pode indicar um problema de saúde ou mental e requer uma visita ao veterinário.
  • Raças braquicéfalas, como persas e himalayas, têm narizes curtos e dentes que estão muito próximos, tornando-os mais propensos a desenvolver problemas dentários e gengivais. de acordo com PetMD.
  • As dietas de comida enlatada podem promover o mau hálito porque tendem a acumular mais nos dentes do seu gato.

Advertências

  • Nunca use creme dental humano, bicarbonato de sódio ou bochechos na boca do seu gato para refrescar sua respiração. A ingestão desses produtos químicos pode causar dor de estômago ou envenenamento do seu gato.
  • A salsa não é tóxica para os gatos, mas deve ser dada apenas em pequenas quantidades para evitar possíveis problemas gastrointestinais, de acordo com a Sociedade Americana para a Prevenção da Crueldade contra os Animais.