Crie colunas de receita e despesa com diferentes totais em execução.
A criação de um orçamento mensal ajuda você a planejar o cumprimento de metas financeiras e permite monitorar seus gastos para ver se está no caminho certo. Se você puder usar até mesmo o software de planilha mais simples, poderá criar um orçamento abrangente que permita definir metas, manter registros precisos, fazer projeções e ajustar seus gastos conforme necessário.
Abra o seu software de planilha e crie uma nova planilha. Salve-o usando um nome que você vai lembrar e salve-o em um lugar no seu disco rígido que você possa localizar facilmente.
Crie uma coluna para despesas na coluna mais à esquerda da planilha. Na primeira célula da terceira ou quarta linha da planilha, escreva "Despesas". Deixe-o em negrito e use um tamanho de ponto maior do que o que você usará para suas despesas individuais. Pule uma linha e, na primeira célula da terceira linha, escreva "Despesas fixas". Ignore várias linhas e escreva "Despesas Variáveis".
Coloque títulos sob os títulos fixo e variável, listando cada uma das suas despesas. O Better Business Bureau tem um orçamento familiar de amostra em seu site (consulte Recursos) com mais de 80 possíveis despesas domésticas.
Coloque títulos sob os títulos fixo e variável, listando cada uma das suas despesas. O Better Business Bureau tem um orçamento familiar de amostra em seu site (consulte Recursos) com mais de 80 possíveis despesas domésticas. Liste o cabeçalho de suas despesas fixas iniciando na célula diretamente sob o cabeçalho "Despesas fixas". As despesas fixas são aquelas que não serão alteradas a cada mês. Exemplos podem incluir aluguel ou hipoteca, pagamento de carro, empréstimo de estudante ou cabo. Liste o cabeçalho das despesas variáveis iniciando na célula diretamente sob o cabeçalho "Despesas variáveis". Despesas variáveis são aquelas que serão alteradas a cada mês. Exemplos podem incluir mantimentos, eletricidade, jantar fora, gasolina e entretenimento.
Deixe uma linha em branco após seu último item de despesa e crie uma linha para totalizar seus gastos mensais a cada mês. Ligue para a linha "Total", semelhante a como você notou "Despesas".
Crie uma linha horizontal na parte superior da planilha para colocar os nomes de cada mês. Comece a linha após a célula marcada "Despesas". Depois de chegar em dezembro, adicione outra coluna chamada "Orçado" e insira os gastos médios projetados para cada despesa, a cada mês. Ao lado dessa coluna, adicione outra coluna chamada "Atual" para rastrear o que você realmente acaba gastando à medida que o ano avança. Depois dessa coluna, crie uma coluna chamada "YTD" para rastrear seu gasto total em cada despesa em um total em execução. Crie uma fórmula para a coluna "Média" que divide as entradas "YTD" pelo número de meses que passaram. Você deve atualizar manualmente o número de meses nessa coluna a cada mês. Se você puder projetar sua renda, poderá comparar a coluna "Orçada" com sua renda mensal para ver se precisa fazer ajustes em seu orçamento.
Crie uma planilha semelhante para renda abaixo da planilha de despesas. Pule a linha abaixo da linha "Total" da planilha de receita e adicione uma linha chamada "Renda mensal" que subtrai suas despesas de sua renda. Isso permitirá que você veja se está gastando mais ou menos do que ganha por mês.