Como Calcular A Volatilidade Do Retorno Mensal Para Um Estoque

Autor: | Ultima Atualização:

Os níveis de volatilidade lhe darão uma excelente idéia sobre o risco de um estoque.

A volatilidade mensal do retorno de um estoque é uma representação numérica desse risco do estoque. O termo técnico para volatilidade é o desvio padrão. Uma ação com alta volatilidade tende a movimentar mais do que uma ação com menor volatilidade, ao longo de um mês típico. Além de ajudar a selecionar as ações ideais para sua carteira de investimentos, os valores de volatilidade também permitem calcular um preço justo para as opções de ações. Opções de compra de ações são instrumentos financeiros que dão a você o direito, mas não a obrigação, de comprar ou vender ações a um preço predeterminado em uma data específica.

Calcule as devoluções mensais para o estoque. O retorno para qualquer mês é igual ao último preço de negociação do último dia útil do mês, dividido pelo último preço de negociação do mês anterior, menos um. Suponha, por exemplo, que você deseja calcular o retorno para abril de 2012 e o último dia útil em abril foi 29 de abril, enquanto o último dia de negociação do mês anterior foi 31 de março. Divida o preço de fechamento de 29 de abril pelo preço de fechamento de 31 de março e subtrair 1 do resultado. Faça isso para cada mês no intervalo de tempo.

Calcule o retorno mensal médio somando todos os retornos e dividindo-os pelo número de meses. Agora subtraia o retorno de cada mês dessa média. Como resultado, você obterá o desvio do retorno de cada mês da média. Naturalmente, você terá desvios tanto positivos quanto negativos, já que o retorno de alguns meses estará abaixo do retorno médio, e outros meses terão retornos acima da média. Em seguida, faça um quadrado de cada uma das variações. Lembre-se de que, quer comece com um valor negativo ou positivo, o quadrado é sempre um número positivo. Use pelo menos um ano de dados mensais para obter resultados viáveis.

Adicione os quadrados dos desvios calculados na etapa anterior. Em seguida, divida esse total pelo número de meses para descobrir a média dos desvios quadrados. Essa média é sua variação. Para calcular a volatilidade mensal, você deve obter a raiz quadrada da variação. O resultado será o desvio padrão dos retornos mensais das ações e este é o parâmetro mais comumente usado quando os profissionais financeiros falam sobre risco e volatilidade. Usando este desvio padrão dos retornos, também é possível calcular a probabilidade de um estoque cair ou subir mais do que um determinado limite ao longo de um mês típico.