
Boa saúde é tudo sobre equilíbrio.
Boa saúde é tudo sobre equilíbrio, e isso é verdade para o seu colesterol também. Lipoproteína de baixa densidade - o colesterol "ruim" - obstrui suas artérias e coloca você em risco de ataque cardíaco e derrame. A lipoproteína de alta densidade - o colesterol "bom" - transporta o colesterol ruim das artérias para o fígado, para o descarte. Para equilibrar seu LDL e HDL, você precisará fazer algumas mudanças no estilo de vida. Substituir alguns dos alimentos menos saudáveis da sua dieta por alternativas nutritivas e aumentar o seu nível de atividade contribuirá para melhorar os níveis de colesterol.
Jogue seu maço de cigarros no lixo e não olhe para trás. Juntamente com todos os outros perigos do uso do tabaco, o fumo danifica o revestimento das paredes das artérias. As paredes das artérias, lisas e saudáveis, permitem que a gordura flutue, mas os recantos e fendas minúsculos recolhem depósitos de gordura, colocando-o em risco de doença arterial coronariana. Além disso, fumar pode esgotar seus níveis de colesterol HDL, de acordo com a Clínica Mayo.
Perca peso e mantenha um peso saudável por toda a vida. Ser obeso, com um índice de massa corporal acima de 30, aumenta significativamente o risco de colesterol LDL e colesterol total. Perder peso pode ajudar a diminuir esses níveis e aumentar seus níveis de colesterol HDL saudável. Trabalhe com seu médico para elaborar um plano de perda de peso prático e sustentável que se adapte ao seu estilo de vida.
Coma uma dieta bem equilibrada. Alguns alimentos, incluindo frutas, legumes e grãos integrais, são ricos em fibras e outros nutrientes que naturalmente diminuem o colesterol ruim. Substitua o cereal açucarado no café da manhã com farinha de aveia coberta com bagas. Faça um sanduíche no pão de trigo integral para o almoço e cozinhe macarrão integral misturado com legumes salteados para o jantar.
Exercício para 30 para 60 minutos por dia. O exercício regular pode ajudá-lo a equilibrar seus níveis de colesterol HDL e LDL. Você não precisa entrar no ginásio. Caminhar, andar de bicicleta e até jardinagem contam como exercício.
Limite o consumo de álcool a não mais que um drinque por dia. Há algumas evidências que sugerem que o consumo moderado de álcool pode melhorar seus níveis de HDL, de acordo com a Mayo Clinic. No entanto, a evidência não é forte o suficiente para fazer valer a pena para um abstêmio começar a beber.
Reduza a ingestão de colesterol para menos de 300 miligramas por dia - ou abaixo de 200 miligramas, se você tiver um histórico de doença cardíaca. Produtos de origem animal, incluindo ovos, leite integral e carne, são particularmente ricos em colesterol. Coma cortes de carne magra, clara de ovo e laticínios com baixo teor de gordura.
Substitua gorduras trans e saturadas por gorduras monoinsaturadas saudáveis para o coração. As gorduras trans e saturadas aumentam os níveis de LDL e o colesterol total. Além disso, as gorduras trans reduzem seus níveis de HDL. Substitua a margarina por alternativas mais saudáveis, incluindo óleo de canola, azeite ou amendoim. Evite as gorduras trans e saturadas encontradas em muitos produtos processados, incluindo bolos, biscoitos e bolachas.
Gerenciar condições médicas com a ajuda de seu médico. Mesmo que o seu estilo de vida seja a imagem da saúde, algumas condições podem predispor ao colesterol alto. As condições que o colocam em risco de hiperlipidemia incluem diabetes, síndrome do ovário policístico, gravidez e doença renal. Além disso, alguns medicamentos podem aumentar o colesterol ruim, incluindo pílulas anticoncepcionais hormonais, pílulas de água e alguns antidepressivos. Além de melhorar seu estilo de vida, você pode precisar tomar medicação para equilibrar seu colesterol.




